9ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “PERDÃO”
Voltemos ao nosso coquetel de vitaminas!! Pudemos notar na semana passada como a mistura de cada uma traz uma combinação perfeita e um resultado completo!! E hoje não será diferente, porque o perdão combina perfeitamente com o arrependimento, aliás a pregação do arrependimento é justamente “para o perdão dos pecados” conforme Lucas 3:3; Atos 2:38 e tantas outras passagens que apontam um para o outro. Na verdade, esses temas cobrem todo o cenário do pano de fundo dos Evangelhos! A Boa Nova é essa: O PERDÃO!!
Tão importante é que, se você não notou, de todos os assuntos inclusos na Oração que Jesus ensinou, este é o único que Jesus retoma para reforçar. Ao findá-la, depois do: “E perdoa-nos as nossas dívidas, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES” ... Ele vem com a explicação: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mateus 6:12, 14) provando o quanto quer enfatizar esta questão do perdão!
Aliás, o maior exemplo de PERDÃO é o próprio protagonista dos Evangelhos, o Senhor Jesus! Sendo assim, Ele passa a ser nosso modelo a seguir como bem nos instrui o Apóstolo Paulo: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, COMO TAMBÉM DEUS VOS PERDOOU EM CRISTO.” (Efésios 4:32 e Col. 3:13)
Novamente, chamo sua atenção agora às maiúsculas dos dois textos e faço a pergunta: Queremos ser perdoados como perdoamos ou como Deus nos perdoou? Reflita na grande diferença que há no perdão à moda humana e no perdão à moda divina? Como temos que aprender com o perdão do tipo de Deus! Que qualidade!! Que quantidade!! Sim, 70 x 7!
Enquanto o pecado existir, haverá a necessidade do perdão! Tanto na vertical, de Deus para conosco... quanto na horizontal de uns para com os outros! Não convivemos com pessoas perfeitas. Fatalmente e inevitavelmente ofenderemos os outros e os outros também falharão conosco! E são estas ofensas, estas falhas, faltas, erros, pecados que nos adoecerão com raízes de amargura ou feridas de ressentimentos e mágoas, serão decepções e frustrações que primeiro precisarão ser identificadas como nocivas, depois rejeitadas em profundo arrependimento, confessadas com toda sinceridade para então receber o perdão solicitado com toda contrição e quebrantamento. Feito isso, a parte do ofensor está quase completa, restando agora o processo de correção, conversão e decisão de não mais persistir no erro!
E a parte do ofendido? Bem, melhor seria que nem se ofendesse, daí seria perfeito! Mas tendo-se ofendido, a melhor decisão é escolher perdoar, até mesmo se o ofensor não cumprir a parte dele no processo! Toda retenção de perdão é tóxica para quem o detém! Entretanto, para quem o libera, COMO TAMBÉM DEUS PERDOOU, a paz da reconciliação faz a alegria ser restaurada e o amor vencer sobre o ódio, o mal ser dissipado pelo bem! O corpo físico é curado das doenças psicossomáticas... o ambiente corporativo volta a ficar leve com o frescor da harmonia... e o Corpo de Cristo agora consegue crescer e edificar a si mesmo em amor uma vez que as partes desajustadas se ligaram novamente pelo perdão!
O perdão, sem dúvida, é essencial para a saúde do Corpo! Contudo, por si só ele não é suficiente para a cura completa. Tenho uma reflexão nos anos passados que explora mais amplamente esta sequência no processo de cura e libertação com base em textos como este: “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão PECAR contra ti, REPREENDE-O e, se ele se ARREPENDER, PERDOA-lhe.” (Lucas 17:3) Compare com mais este: “DEIXE o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se CONVERTA ao Senhor, que se compadecerá dele; TORNE para o nosso Deus, porque grandioso é em PERDOAR.” (Isaías 55:7) Percebe? Pecar algumas vezes é próprio do ser humano! Perdoar 70 x 7 é divino!! Mas repetir o erro 70 x 7 é burrice!! Melhor não falhar... mas se errar, corrija, aceite a repreensão não apenas o perdão para poder deixar a falta, se converter do mal para o bem, e tornar do EU para DEUS, retornando de SI para os OUTROS!
Uma coisa é ser simplesmente perdoado do erro... outra coisa é ser corrigido do erro!! Salomão sabia bem disso: “Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado.” (Provérbios 16:6)
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e PERDOAREI os seus pecados, e SARAREI a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)
Perdão + Correção = Santificação
Compartilhei minha 9ª semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário