sábado, 14 de agosto de 2021

33ª SEMANA = “CORAGEM”

 33ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “CORAGEM”


Este mês comecei a ensinar um novo módulo da Escola Bíblica Ministerial em minha classe com o Livro de Atos dos Apóstolos. Por isso o assunto de hoje é “Coragem”, justamente porque tenho percebido o quanto esta virtude é recorrente na vida e ministério dos apóstolos de maneira sobrenatural. É notório que esta coragem (em outras versões traduzida como ousadia e intrepidez) foi produzida por este poder, outorgado pelo Espírito Santo que, a partir de então, veio para estar “ao lado”, para habitar dentro de cada um deles. Desta forma, quem não ousaria ter coragem diante de perigos e temores quando se tem guardado na “bagagem” uma dinamite poderosamente explosiva contra qualquer ameaça? Cabe aqui um pedido de oração: consulte Efésios 6:19,20 é saberá como interceder!


Só para você também ter alguma ideia, note a bravura destes homens simples e comuns no desempenho da grande comissão: “Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” (Atos 4:13). O que eles viram? Viram todos eles agora “pregando corajosamente em nome do Senhor.” (Atos 9:28; 14:3, 13:46; 18:26) E por que precisava de coragem “só” para pregar? Porque “só” estavam ameaçados de morte se assim o fizessem, só por isso! Tanto que assim oraram: “Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.” (Atos 4:29) E a resposta já chegou 2 versos depois: “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus”. (Atos 4:31) Todos eles sofreram corajosamente pelo Evangelho, considerando ser uma glória e privilégio padecer como mártires, como heróis da fé, que não se acovardaram diante do perigo porque sabiam quem estava com eles e porque haviam sido chamados! Olha como não era fácil: “Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta.” (1 Tessalonicenses 2:2)


E hoje, em nossos dias, muito embora folgamos com a nossa liberdade de culto, nem todos tem a coragem de colocar a cara pra bater e pregar que DEUS NÃO ERRA! Sim, coragem para denunciar o pecado e proclamar as verdades irrefutáveis da Palavra de Deus em um mundo audacioso na desconstrução destes sólidos fundamentos da fé cristã.


Sim, hoje eu tenho a coragem de pronunciar o mesmo chamado destemido do profeta: "Coragem, [coloque seu nome aqui]", declara o Senhor. "Coragem, sumo sacerdote, [pastores e líderes, pais e professores]. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra! ", declara o Senhor. "Porque eu estou com vocês", declara o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:4)


O Novo Testamento traz o mesmo apelo também: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens [e mulheres] de coragem, sejam fortes.” (1 Coríntios 16:13). Mais do que profetas e apóstolos, o chamado vem na própria voz firme e forte de Jesus que “imediatamente lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenham medo’!" (Mateus 14:27)


São justamente as coisas que vemos e ouvimos que nos encorajam ou nos apavoram. A quem temos dado ouvidos? Aos 10 espias medrosos ou aos 2 valentes de Israel? Veja o estrago que a fala amedrontada dos 10 causou: “Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” (Josué 2:11) Agora veja como um soldado valoroso do Exército do Deus vivo deve falar: "Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.” (2 Crônicas 32:7) ALELUIAAAAA!!! Maior é o que está em nós!! Sabe aquela cena do Rei Leão, quando ele se vê de cara com o predador e assustado ele dá um rugido que faz o inimigo fugir desesperado? Pois então, quando ele olha pra traz, vê que quem rugiu estrondosamente foi seu pai, o Rei da Selva! Nessa hora, até um gatinho ganha vulto de leão!


Que os nossos ouvidos estejam abertos para ouvirem as rajadas arrojadas do Todo Poderoso que vai adiante de nós, que nos cerca por detrás e ao redor, e sobre nós põe a Sua mão!! Que os nossos olhos sejam abertos para contemplar que mais são os que estão conosco do que com os nossos inimigos. (2 Reis 6:17) Estude os Heróis da Fé e espelhe-se em figuras destemidas como Davi, Esdras, Gideão! Inclusive, Gideão foi um que teve que ouvir o terror que sentiam seus inimigos a respeito dele para criar coragem e atacar o acampamento dos midianitas. (cf Juízes 7:10...) "Alguém está com medo e não tem coragem? Volte ele para sua casa, para que os seus irmãos israelitas também não fiquem desanimados". (Deuteronômio 20:8) Que não sejamos como aqueles que retrocedem, mas como os que avançam corajosamente!


Compartilhei minha 33ª semana 


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...