10ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “SANTIDADE”
Já entramos para a 10ª semana... 3º mês do ano... o tempo novamente já está passando rápido demais!! Mas não vamos perder nosso foco inicial, nosso tema original, que é: “UM CORPO SAUDÁVEL QUE CRESCE E EDIFICA A SI MESMO”!
E espero que este “Corpo” esteja mesmo crescendo com estas reflexões, pois a cada semana temos aumentando a quantidade e a qualidade destas vitaminas poderosas e eficazes na receita para o nosso tratamento de saúde espiritual. E como já dissemos antes, saúde espiritual é sinônimo de santidade pessoal! E é sobre isto que iremos refletir hoje aqui:
“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados (...) Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” (1 Tessalonicenses 4:3-7). Se queremos fazer a vontade de Deus (e não a nossa!), esta é uma delas! Aliás, este era o nosso estado original, Ele nos criou santos, puros e perfeitos, mas justamente pela humanidade querer satisfazer mais a sua própria vontade que a dele, perdemos esta característica celestial em troca da imundície mundana.
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” (Efésios 1:4) Sim, ele não só nos chamou, nos escolheu, mas nos criou para sermos santos! Note que isto só é possível “NELE”... “em sua presença.” No entanto, foi ao sair da presença DELE que o pecado entrou no homem e o contaminou, o adoeceu e o maculou, denegriu, profanou, corrompeu, perverteu!! Agora, resta-nos uma esperança! Novamente NELE, reconhecendo nosso estado adulterado, convencidos pelo Espírito Santo do nosso pecado, buscarmos por meio do arrependimento, como um réu confesso, a nossa reabilitação, conversão, nossa transformação, nossa santificação!
Estamos vindo nesta pegada já há algumas semanas, exatamente porque é bem aí que está o cerne da questão para se alcançar nosso objetivo: “o Corpo Saudável que Cresce e Edifica a Si Mesmo”. A continuação da carta desvenda melhor este segredo: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a (1º) DESPIR-SE do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a (2º) SEREM RENOVADOS no modo de pensar e a (3º) REVESTIR-SE do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Efésios 4:22-24)
Existiu, sim, um passado totalmente santo lá nos capítulos 1 e 2 de Gênesis... mas do 3º em diante, toda a longa história da humanidade foi marcada pelas manchas do pecado, de ponta a ponta. Contudo, os dois últimos capítulos da outra ponta da Bíblia, registram outro início santo, o princípio de santidade total lá na eternidade, “NELE” e com Ele para sempre! Então “Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1) Mas como? Alguém pode perguntar! “Aperfeiçoando a santidade no temor de Deus!” Aperfeiçoando o que Ele já conquistou em Cristo para nós! Ele já nos fez “santos”, já nos colocou nesta condição em posição de “separados para Ele”! Porém, se não “guardarmos e não cultivarmos” este nosso novo jardim, “o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:7). Foi a dica que Deus deixou para Caim! A nossa vantagem sobre Caim é que agora nós temos um Ajudador, um Espírito que é Santo, habitando dentro de nós, andando lado a lado para cooperar neste processo de santificação!
Sendo assim, eu é que posso dominar o pecado agora e não mais ele a mim: “Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.” (Romanos 6:19) É isso mesmo, somos nós que temos que buscar esta santidade! Como diz aqui: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14) No verso 10 diz ainda que “Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.”
Eu quero ver o Senhor! Eu quero participar da sua santidade! Ainda não sou, mas “seremos semelhante a ele, quando ele se manifestar... Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 João 3:2,3)
Sim, estamos caminhando para lá! “E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho...” (Isaías 35:8) Ô glória santa!!!
Compartilhei minha 10ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário