14ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “HUMILDADE”
Não foi sem propósito que escolhi a HUMILDADE para abordar neste sábado!! A razão deste tema é o que relembramos ontem, na SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, o que trazemos à memória hoje neste SÁBADO DE ALELUIA e que gloriosamente celebraremos amanhã, no DOMINGO DE PÁSCOA!
São mais que fatos históricos assim nomeados em nossos calendários como datas comemorativas, feriados especiais e festas sagradas! É o marco inicial da Era Cristã, como se a cruz tivesse sido fincada no ponto de partida sinalizando em vermelho o princípio da jornada pelo CAMINHO da VERDADE até a VIDA!
Portanto, se queremos aprender sobre humildade, ninguém melhor que o próprio Jesus para nos ensinar, não só por meio das suas palavras convidativas: “...aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:29), mas também pelo próprio exemplo prático da sua vida humilde e gloriosa descrita de forma exuberante pelo Apóstolo Paulo:
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. (...) Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome...” (Filipenses 2:3-9)
Vamos falar sério agora? Qual a dificuldade em ser humilde? Se Ele não levou em conta o ser igual a Deus... o que nós temos levado em conta? O que somos (ou achamos que somos)? Com certeza não somos nada “igual a Deus” no sentido de superioridade suprema e soberana! Somos simples e meramente homens no sentido de humanidade! E olha que interessante esta informação: “A palavra “humildade” tem sua origem no grego antigo, e sua fonte foge um pouco do conceito que temos do termo. A palavra que originou “humildade” foi a grega HUMUS, que significa “terra”. Este mesmo vocábulo da antiga Grécia também deu origem as palavras “homem” e “humanidade”. Significando primeiramente “terra fértil” e “criatura nascida da terra”, se desenvolveu até ter o significado que conhecemos hoje. “Humilde”, obviamente tem a mesma origem em HUMUS, e vem do grego HUMILIS, que significava literalmente “aquele/aquilo que fica no chão.” (Fonte: https://www.gramatica.net.br).
Ele era do céu e desceu... nós somos da terra e queremos subir! Porém, a exemplo dele, precisamos saber que para subir, precisamos também descer, se humilhar, nos esvaziar do orgulho, da vanglória, da prepotência, da soberba, da altivez e arrogância tomando a posição de servos!
É assim que funciona a promoção no Reino de Deus!! Aliás, os discípulos estavam muito preocupados em “subir de status” uns acima dos outros e portanto ousaram perguntar ao Senhor: “Quem é o maior no Reino dos céus?" E chamando uma criança Jesus respondeu: “Aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:1 e 4)
O que não falta é registro destas dicas nas Escrituras: “sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1 Pedro 5:5; repetido em Sl 147:6, Prov. 29:23; Tg 4:6; Ez 21:26...) Tanto é verdade que Deus “depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes.” (Lucas 1:52)
Um outro exemplo fantástico disso é o rei Nabucodonosor! Se você não conhece a história, confere lá no capítulo 4 de Daniel! Este rei estava se achando tanto que literalmente o poder subiu à cabeça quando declarou: “Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?” Mas mesmo alertado pelo profeta, ele não deu a glória devida a Deus, tendo uma experiência de humilhação absurda narrada com detalhes neste intervalo do verso 29 ao 37 quando então ele aprende a lição a duras provas e humildemente confessa: “Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.” (Daniel 4:29 e 37) Então Deus o exaltou!
“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua SABEDORIA, nem se glorie o forte na sua FORÇA; não se glorie o rico nas suas RIQUEZAS, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” (Jeremias 9:23,24)
Por isso, “longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo...” (Gálatas 6:14)
Compartilhei minha 14ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário