sábado, 27 de março de 2021

13ª SEMANA = “MISERICÓRDIA”

 13ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU

✅ “MISERICÓRDIA”


No sábado passado, falando sobre a Graça, já apresentamos um paralelo com a Misericórdia quando explicamos que Graça é tudo de bom que Deus nos dá sem merecimento da nossa parte e Misericórdia é tudo de ruim que Deus não nos dá ainda que merecemos, fazendo justamente também aquele paralelo da Bondade e da Severidade de Deus.


E temos que admitir, para a nossa alegria, que as misericórdias do Senhor duram mais que a sua ira. Note estes versos:

“...porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”  (Deuteronômio 5:9,10) Estes são aqueles 2 lados da moeda, porém as misericórdias alcançam muito mais gerações dos fiéis do que a maldição nos infiéis! “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5) Já clamou pela misericórdia nesta manhã? Ou melhor: “se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia; Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça.” (Jó 8:5,6). E façamos ainda como Daniel, “não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias.” (Daniel 9:18). Leia ainda o Livro de Jonas, lá vemos também claramente o contraste da ira de Deus ser transformada compadecidamente em misericórdia a favor de Nínive. Espia depois Isaías 60:30! Reconheça também o dilema de Davi em 2 Samuel 24:14...


Por isso que clamar pela Graça e pela Misericórdia de Deus sobre as nossas vidas deve ser a nossa constante oração! Até porque “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; elas se renovam a cada manhã...” (Lamentações 3:22,23) Já ouvi alguém brincar que elas se renovam a cada manhã porque nós esgotamos todas do dia anterior... não sobra nada!! Pense, o que seria de nós se Deus não nos tratasse com misericórdia? Certamente o Salmista pensava nisto também quando escreveu:

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” (Salmos 103:8-14)


Assim, vemos por toda a Bíblia, e aqui especialmente nos Evangelhos, quantos clamaram desesperados pela misericórdia divina: Os 10 leprosos; o cego de Jericó; o publicano ao lado do fariseu; o rico do outro lado de Lázaro; o pai do jovem lunático; a mulher cananeia e tantos outros! Aliás, vemos não só os que receberam diretamente do Senhor, mas também os que foram canais de Deus e ofereceram deste dom maravilhoso, como o Bom Samaritano, um exemplo positivíssimo, ao contrário do negativíssimo servo incompassivo que pediu, recebeu, mas não deu, logo, perdeu, porque seu senhor lhe disse: “Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” (Mateus 18:32,33) Por isso que nosso Senhor também nos exortou a aprender “o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício” (Mateus 9:13) 


Misericórdia é recíproco! Lembra? “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;” (Mateus 5:7)


E como bem definiu o dicionário: “Misericórdia é o sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade…” Nada tem sido mais necessário nestes nossos dias do que esta compaixão uns pelos outros, e deste sentimento uma ação, e deste movimento uma provisão, seja algo material para as necessidades físicas, seja algo espiritual para atender ao emocional!


“Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão.” (Zacarias 7:9) Sim, a misericórdia, junto com o juízo e a fé faz parte do trio mais importante da lei! (Mateus 23:23)


Agora, depois desta reflexão, que tal orar assim: “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.” (Habacuque 3:2)


Compartilhei minha 13ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...