15ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “BOM ÂNIMO”
“...tenham paz em mim; no mundo vocês terão aflições, mas tenham bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)
Já faz tempo que tenho desejado compartilhar sobre este texto! Diante de tantas aflições que temos passado e em meio a tantas notícias e situações desanimadoras, essas palavras de Jesus ganham significado ainda muito maior. Chego a pensar que, a esta altura, deveríamos até mudar o foco das nossas orações. Normalmente temos pedido para que cessem estas aflições, quando na verdade, o mais prudente talvez seria pedir que se manifestasse em nós este “bom ânimo”, esta disposição e coragem para não só lutar, mas ter a certeza da vitória, sem esmorecer! Os apóstolos mesmo, “renovando o ânimo dos discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, diziam: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". (Atos 14:22) E é isso que devemos fazer uns com os outros: “encorajemo-nos (façamos admoestações, animemo-nos) uns aos outros, ainda mais quando vemos que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:25)
Estamos no mesmo barco! E mesmo sendo açoitados por fortes tempestades e ondas agitadas em noites escuras, precisamos ouvir Jesus sussurrando ao vir a nosso encontro nos socorrer: “Sou eu! Não tenham medo!” ou, em outras palavras: “Não percam o ânimo, EU SOU e estou com vocês!” Precisamos ter esta mesma certeza demonstrada pelo apóstolo Paulo quando estava próximo a naufragar: “Mas, já agora, vos aconselho que tenhais bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.” (Atos 27:22)
Aliás, este conselho recomendando “bom ânimo” é bem antigo... Desde os tempos de Josué a caminho de conquistar a Terra Prometida, como sucessor de Moisés, quantas vezes não ouviu do próprio Deus: “Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Josué 1:6 e + em 7,9,18)? Tanto ouviu que também repetiu para seus liderados: “Não temais, nem vos atemorizeis; esforçai-vos e tende bom ânimo, porque assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos, contra os quais haveis de pelejar.” (10:25) E assim venceram e chegaram ao destino!
E podemos encontrar inúmeras vezes este mesmo conselho se repetindo por toda história dos juízes, dos reis e profetas, em várias ocasiões, como por exemplo, o célebre conselho de pai para filho na passagem do trono de Davi para Salomão: “E disse Davi a Salomão, seu filho: Esforça-te, e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da Casa do SENHOR. Então, prosperarás, se tiveres cuidado de fazer os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor.” (I Crônicas 19:13; 22:13; 28:20)
E assim Salomão concluiu a obra do Templo! E mesmo depois do cativeiro... mesmo com o templo destruído depois de muitos anos... novamente um outro líder retoma o mesmo conselho e reconstrói o templo: “E, cheios de ânimo, fortaleceram suas mãos para a realização desse bom projeto.” (Neemias 2:18) E assim venceram também!
Enfim, seja qual for o projeto... seja qual for a aflição ou tribulação, o conselho funciona e é atual para todas as eras: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.” (Romanos 15:4)
Mesmo que um vírus maldito venha tentando nos destruir, não desanimemos... “não desfalecemos; ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova (se anima) de dia em dia.” (2 Coríntios 4:16)
Então minha gente, não vamos mais vacilar no “duplo ânimo” (Tiago 4:8), mas mantenhamos o “ânimo pronto;” (I Pedro 5:2) o “ânimo sincero;” (II Pedro 3:1) sendo “uma fonte de ânimo para...” quem precisar (Colossenses 4:11). Amém?
“Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.” (2 Tessalonicenses 2:16,17)
Espero ter te animado com este ato de lhe escrever palavras de encorajamento, motivação e incentivo a vencer esta sua luta!
Compartilhei minha 15ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário