8ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “ARREPENDIMENTO”
Bem, semana passada falamos de ALEGRIA! E como eu disse, nem me toquei que estávamos às vésperas do Carnaval, celebração que tanto banalizou levianamente o conceito e a expressão de alegria! Uma alegria que encerra-se em cinzas!
Mas deixando o Carnaval pra trás, e graças a Deus que ele ficou mesmo “pra trás” (e que nem fique para frente), minha intenção hoje aqui é mesmo apresentar um contraste com a semana passada. Não que eu vá falar de “tristeza”, mas indiretamente sim, vamos abordar, por exemplo, textos como este que elucidam o lado bom da tristeza:
“Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava (...) A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: (...) que desculpas, que indignação, que temor, (...) que desejo de ver a justiça feita!” (2 Coríntios 7:8-10)
Sim, o nosso tema de hoje é o ARREPENDIMENTO! Só que o verdadeiro arrependimento é produzido pela tristeza, pela indignação em temor do desejo de ver a justiça feita! É por isso que Tiago também faz um apelo ao arrependimento um tanto esquisito quando diz mesmo: “Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.” (Tiago 4:9) Verdade!! Tem hora que é para rir, mas tem hora que é para chorar! Há tempo certo para tudo!
E nós estamos no tempo ainda de pregar o arrependimento porque é chegado o Reino de Deus! João Batista inaugurou este tempo quando “Apareceu batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” (Marcos 1:4). Na sequência veio Jesus dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (1:15) Por sua vez os discípulos também “pregavam que se arrependessem.” (6:12) E bem sabemos que esta Grande Comissão foi dada também a nós (16:15). Deus mesmo “não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30). Por isso eu me uno a todos estes e digo: Arrependam-se dos seus pecados com a tristeza de quem realmente teme a Deus e está indignado porque a JUSTIÇA não foi feita e isto lhe tira a PAZ e a ALEGRIA do Reino de Deus! Então, façam isto com FÉ, na ESPERANÇA de que o perfeito AMOR de Deus lhes perdoará e restaurará a ordem do Seu Governo novamente!
Reparou pelas maiúsculas que todas estas palavras estão entrelaçadas com tudo que temos estudado nestas 8 semanas?
É como se todas elas fizessem parte do “complexo vitamínico” que necessitamos para obter e manter o “Corpo Saudável que Cresce e Edifica a Si Mesmo”! Portanto, siga a prescrição corretamente e não deixe de absorvê-las todas muito bem! Do contrário, virá a advertência: “E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.” (Apocalipse 2:21, 22) Viu? “A não ser que ...” então há uma condição para ter a sanidade espiritual, mais conhecida como santidade, e não se adoecer na alma! E ainda que adoeçam... ainda que até estejam “mortos em delitos e pecados” há esperança porque o próprio Jesus é quem disse: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17)
Jesus é o médico especialista na doença do pecado que leva a morte, mas o remédio chama-se: ARREPENDIMENTO!
Enquanto o remédio vai agindo e “ardendo” a gente até sente como o Salmista: “a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.” (Salmos 31:10) Porque só o pecado é a razão de nos levar à tristeza e quando esta tristeza produz o arrependimento, este, por sua vez, libera a cura e o perdão, trazendo novamente a alegria da salvação, voltando ao tempo de se alegrar como profetizou Jeremias: “Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” (Jeremias 31:13)
P.S. = A palavra arrependimento é de origem grega (μετάνοια = metanoia) e significa conversão, mudança de mente, de direção, de atitudes, temperamentos, caráter, geralmente conotando uma evolução. Uma metamorfose espiritual continuamente progressiva!
Compartilhei minha 8ª semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário