sábado, 13 de fevereiro de 2021

7ª SEMANA = “ALEGRIA”

 7ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “ALEGRIA”


Se há uma coisa que todo mundo procura é a “felicidade”! Aliás, sempre estamos desejando “felicidades” para todos! Mas sabemos que cada um pode ter seus próprios motivos de alegria diferentes uns dos outros. Por isso, não quero aqui enumerar as diversas razões pelas quais podemos ser felizes, ou ficar contentes, ou ter alegria... se você fica feliz com um carro zero km. na garagem ou se você se alegra com suas promoções e sucesso na carreira ou mesmo se já fica contente simplesmente por ter o que comer e o que vestir... não vou entrar nestes méritos e nem em tantos outros que poderia listar ou sequer imaginar... Desejo unicamente me deter na perspectiva do Reino de Deus, já que na sequência iremos hoje encerrar outra tríade que começamos com base na afirmação: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17)


Já englobamos a justiça com a paz harmoniosamente quando alegamos que a justiça é o contrário do pecado e a paz é a ausência do pecado, em especial nesta declaração: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo...” (Romanos 5:1) Isto me leva a concluir que a alegria então é o perdão do pecado! E tenho embasamento bíblico para esta argumentação: “Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são apagados. Feliz o homem a quem o Senhor não imputa culpa”. (Romanos 4:7,8) O Novo Testamento está citando aqui o testemunho de Davi quando ele bem distingue a alegria do perdão e a tristeza do pecado em sua experiência pessoal (recomendo a leitura detalhada na íntegra de todo o Salmos 32). O Rei Davi encontrou a felicidade não no seu reino passageiro de 40 anos, mas no eterno e santo Reino de Deus que nunca terá fim!


O próprio Rei Jesus deixou a dica de qual deveria ser o principal motivo da nossa alegria, Ele disse: “...alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”  Sim, antes de qualquer outra razão que os seus discípulos ou qualquer pessoa possa indicar, esta sem dúvida é imbatível! Engraçado que esta também me parece ser a única vez em que há um destaque para a alegria de Jesus, porque o texto continua assim: “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo...” (Lucas 10:20,21) Observou que aqui também a ênfase é alegrar-se no Espírito Santo como no texto da tríade?

É uma alegria “santa”, pura, sem pecado! É uma alegria sobrenatural, não dos prazeres da carne, mas no sobrenatural do Espírito! Talvez por isso haja a recomendação de se encher do Espírito Santo paralela a não se embriagar com vinho! Sim, o vinho é símbolo de alegria, mas o efeito da bebedeira é temporário enquanto o do Espírito é constante! (Efésios 5:18)


Outro testemunho de “festa no céu” com “alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” está em Lucas 15, onde é narrada as 3 parábolas dos perdidos que foram achados (a ovelha, a dracma e o filho pródigo). E todas elas terminam em festa com declarações semelhantes a esta: “era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15:32) É preciso nos alegrar por isso!


Então, eu convido você hoje a também se alegrar por completo nesta tão grande salvação que recebemos do nosso Bom Pastor que nos livrou das garras do devorador! Deixe todo choro para trás na escuridão da noite que passou... regozije-se na alegria que veio para você nesta manhã ao ser lembrado que o Pai das Luzes te transportou do reino das trevas para o Reino do Filho do seu amor e agora você não deve mais nada! Ele colocou um anel em seu dedo firmando uma nova Aliança! Ele te presenteou com vestes limpas e brancas você estar a caráter na festa que está preparada para você! E Ele te colocou nos pés um par de calçados “impecáveis” para você andar, dançar e saltar de alegria porque suas dívidas já foram pagas por Cristo na cruz, com seu sangue Ele riscou a cédula de acusações que era contra nós! Que adiantaria ter tudo na vida na condição de condenados e perdidos? Como poderia alguém ser feliz separado de Deus pelos seus pecados? Como poderia alguém se alegrar nesta vida sendo sentenciado às cadeias do inferno por toda eternidade? Isso não é alegria é loucura! Sim, louco, se esta noite te pedirem a tua alma; o que tem te alegrado, para que servirá?


Eu me alegro porque meu nome está escrito nos céus e isto me garante felicidade plena hoje e sempre, alegria completa aqui ou em qualquer lugar, contentamento regozijante com tudo ou com nada, com muito ou com pouco, desde que eu esteja com meu Deus reinando no centro do meu coração porque “diante dele até a tristeza salta de alegria” (Jó 41:22)


“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:11) É esta felicidade que eu lhe desejo, nada mais nada menos do que a alegria completa de Jesus!! Alegre-se!!


Compartilhei minha 7ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...