6ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “PAZ”
“Paz seja convosco!" (João 20:26) Esta foi a saudação de Jesus ao aparecer ressurreto para seus discípulos. E assim Ele nos ensinou também a fazer: "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês.” (Lucas 10:6) Veja que Ele diz que a nossa paz repousará sobre a pessoa ou voltará para nós, não tem a hipótese de a “perturbação” da pessoa pousar em nós! Se estamos cheios de paz e a desejamos aos outros, nada e nem ninguém poderá tirar esta paz de nós ainda que não queiram recebe-la de nós! Como bem dizia uma linda canção: “Pode cair o mundo... estou em paz!”
E ainda pra complementar, os apóstolos acrescentaram outras bênçãos nas saudações, confira os primeiros versos de todas as cartas do Novo Testamento. Geralmente é “Graça e Paz”, outras vezes ainda acrescenta “misericórdia e amor”, mas todas elas tem a paz... o Shalom que inclui tudo de muito bom que poderíamos desejar para alguém. (Nota: “Paz, traduzida da palavra hebraica SHALOM, tem um significado tão amplo, que em nenhuma outra língua pode ser expressa em um só termo. Quer dizer “estar completo”, “estar são”, “estar bem em todos os sentidos”, “ser próspero e feliz”, “seguro e tranquilo em toda plenitude e integridade, em perfeita harmonia e calma”. Shalom certamente equivale à paz no mais profundo significado: paz com Deus e, em consequência, conosco e com os semelhantes.” Dicionário Bíblico)
Então... a paz de Cristo, meu irmão, minha irmã! Que esta paz não lhe falte, mas como temos buscado a cada virtude, que ela também cresça e aumente na sua vida: “Graça e paz lhes sejam multiplicadas...” (2 Pedro 1:2 e Judas 1:2 e outras...)
Mas nos tempos conturbados em que estamos vivendo... nas circunstâncias confusas que enfrentamos... é possível ter esta paz? Sim, eis o segredo: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33) Notou o contraste? No mundo => Aflições! Mas em Jesus => PAZ! Tudo depende onde está nosso foco, no mundo perturbado ou na serenidade de Cristo? Aliás, esta paz de Jesus não é definida pela ausência de problemas, mas é reconhecida em meio ao caos, em plena tempestade, dentro da cova dos leões, passeando pelo fogo, na prisão ou no hospital... não importa as circunstancias... desde que o Príncipe da paz esteja presente e influente, não há o que temer ou perturbar. Certamente você já leu isso em João 14:27 quando Jesus declara: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” É esta paz que Jesus deu! Como todas as demais sementes, este é um fruto do Espírito muito delicado, talvez por isso tenha como símbolo uma pomba com um raminho no bico! Ele deu, mas nós precisamos fazer a nossa parte no cuidado e cultivo dele. São muitas as recomendações bíblicas neste sentido, por exemplo: “Façam todo o possível, quando depender de vocês, para viver em paz com todos.” (Romanos 12:18). Novamente: “Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.” (Rm 14:19 e mais: Hb 12:14; 2 Pd 3:14; Ef.4:3)
“Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos...” (Atos 10:36) Sim, conhecemos! Então, vivamos em paz! “O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas.” (2 Tessalonicenses 3:16) Sim, não só quando tudo vai bem! Mas “em todo o tempo e de todas as formas” com todas as pessoas, em todos os lugares, imperturbavelmente!!
“Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade (...) Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto” (Efésios 2:14,17) Isto quer dizer que por meio de Jesus podemos ter paz com todos e sermos bem aventurados como pacificadores, porque seremos chamados filhos de Deus! (Mateus 5:9) “Afinal Deus não é Deus de desordem, mas de paz.” (1 Coríntios 14:33) Sim, Ele não é só Deus de amor, Deus da esperança, mas também Deus de paz... por isso temos a paz de Deus! (Fp. 4:9; Hb 13:20; 1 Ts 1:23)
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7) E se por algum motivo sua mente e seu coração se perturbar, ouça o apito do árbitro antes de cometer uma penalidade pior! Vigia e esforça-te para “que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo.” (Colossenses 3:15) Um corpo saudável vive em harmonia!
Compartilhei minha 6ª semana
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário