sábado, 30 de janeiro de 2021

5ª SEMANA = “JUSTIÇA”

 5ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “JUSTIÇA”


Um dos meus versículos favoritos da Bíblia está no Evangelho de Mateus, bem no coração do Sermão do Monte, é este: “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” (6:33)


Depois das primeiras grandes e importantes virtudes do primeiro trio já visto, vem aí outro trio que também está na disputa dos primeiros lugares, porque quando buscamos em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua JUSTIÇA, temos FÉ que podemos ESPERAR todas as demais coisas serem acrescentadas pelo AMOR de Deus!!


E quando falamos em Reino, falamos em Governo, e todo Reino é governado por Leis, justamente por isso Jesus nos ensinou também a orar “Venha o Teu Reino e seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu...” E se você não considera a vontade e Deus como “lei” para a sua vida, eu considero! Eu tenho por lema de vida sim, não só buscar o Reino de Deus e Sua justiça como também buscar a Sua vontade, porque eu entendo que a transgressão da vontade de Deus é a maior injustiça que existe, ou seja, é o que chamamos de pecado: “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” (1 João 3:4) Logo, isto implica em dizer que quando pecamos, perdemos a paz, a alegria e “todas as demais coisas...” porque... (e aí vem o novo trio): “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17) O Reino de Deus é justiça, por isso que uma coisa está associada a outra, ou seja, busque o Reino que a justiça vem junto. E muito associada a justiça está a paz, como podemos ver a seguir: “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre...” (Isaías 32:17) quando então “a justiça e a paz se beijarão.” (Salmos 85:10) Pois “o fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” (Tiago 3:18)


Como vemos, a própria Bíblia explica-se a si mesma! Mas antes de prosseguir, quero compartilhar uma experiência pessoal com este último texto de Tiago: certo dia lá estava eu tentando ser a “justiceira” diante de uma falta de justiça que eu queria “resolver”! E quando vi que o resultado não foi nada bom... fui atrás de uma “palavra de Deus” e ao abrir a Bíblia bem nesta declaração que saltou aos meus olhos espirituais, entendi que não semeei em paz o meu fruto de justiça, não fiz o papel de uma pacificadora, mas de uma guerrilheira... daí aprendi que a justiça do Reino não funciona assim! 


“Não é por força e nem por violência, mas é pelo meu Espírito, diz o Senhor.” (Zacarias 4:6) Por isso que Jesus nos garantiu que “Quando ele (o Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo...” (João 16:8) Esta é outra tríade que daria um bom estudo, mas em suma, ou escolhemos a prática do pecado ou a prática da justiça, os dois não andam juntos, são antagônicos, e dependendo da nossa escolha, virá o juízo ou para a vida e bênção ou para a morte e maldição. 


Uma vez convencidos pelo Espírito e escolhido a vida e a bênção que herdamos em Jesus, podemos viver esta justiça:

“Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1:17)

Assim, “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,” (Romanos 5:1) Percebem como tudo está relacionado? Pela FÉ, fomos JUSTIFICADOS e isso nos traz PAZ, prova do AMOR de Deus!


Por isso estamos buscando crescer e nos edificar nestas bênçãos que Jesus já nos deu, mas que devemos preservar “Seguindo a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)


Jesus mesmo afirmou “que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus.” (Mateus 5:20) Excedo porque “não tenho a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;” (Filipenses 3:9) Esta é a justiça de Deus que em muito excedeu a dos homens.


Agora, vimos que mais uma semente nos foi dada para cultivarmos, vigiando com disciplina, para que este fruto cresça e amadureça na nossa vida, pois “na verdade, toda disciplina, ao ser aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Porém, mais tarde, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” Hebreus 12:11


Essa é a dica: pecou? Arrependa-se da injustiça que cometeu permitindo ser disciplinado para correção e poder ouvir: 

“Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria...” (Hebreus 1:9)


Compartilhei minha 5ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...