sábado, 23 de janeiro de 2021

4ª SEMANA = “AMOR”

 4ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “AMOR”


Hoje fecharemos a tríade do primeiro bloco de virtudes! E que desafio é falar de, nada mais, nada menos, que simplesmente: “AMOR”! Afinal, de acordo com o nosso texto que agora posso transcrever na íntegra, iremos notar um destaque todo especial para o amor, observe: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor, mas o MAIOR destes é o AMOR.” (1 Coríntios 13:13) Claro, Jesus mesmo já bem deu esta ênfase nos 4 evangelhos quando questionado sobre qual seria o MAIOR mandamento, “Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” (Mateus 22:37-40)


Portanto, estamos tratando aqui do “maior”, do “grande”, do “mais importante” dos mandamentos porque, representando toda a Escritura, a “lei e os profetas” estão sustentados pelo amor! Como bem sintetizou Paulo ao afirmar que “toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:14) Ou quando concluiu em seu clássico poema de I Coríntios 13 que “se não tiver amor, nada serei” (v:2) e “nada disso me valerá.” (v:3)


Dada esta tamanha importância, provada por Deus, enfatizada por Jesus, respaldada pela Lei e os Profetas, consolidada pelo ministério apostólico, e individualmente experimentada por cada um de nós... só podemos reconhecer, de fato, que o amor está acima de tudo tanto quanto é a base para todas as demais coisas que provém de Deus, justamente porque "DEUS É AMOR" (I João 4:16). Inclusive, quem fez esta afirmação era chamado "o discípulo do Amor". Talvez seja por isso que esta sua pequena cartinha de amor fale muito mais desta virtude do que todas as demais epístolas do Novo Testamento. Veja uma amostra: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” (1 João 4:18) 


Se há um grande anseio no meu coração é exatamente este: ser “perfeita em amor”! Já pensou? Sempre estou pedindo para mim o mesmo que foi pedido aos filipenses: “E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento...” (1:9) Como pedimos para crescer na fé e na esperança, agora temos que crescer no amor! E sempre que eu peço isto, o Espírito me faz lembrar que “Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5:5). Como se Ele plantasse a semente do “amor perfeito” em nosso coração a fim de fazer brotar o fruto do amor em nós que somos os “ramos” enxertados na “amoreira” de Deus: Jesus!


A questão é que esta semente precisa ser regada para não murchar, secar e morrer como temos visto em nossos dias se cumprir a previsão de Jesus: “devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24:12) Este sim é um grande sinal apocalíptico do qual jamais desejo ouvir a acusação: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” (Apocalipse 2:4) Pelo contrário, “nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” (1 João 4:19) Ele é meu 1º amor!


Vamos examinar nosso coração esta semana fazendo algumas perguntas: Como está minha “taxa de vitamina A”? Devo aumenta-la com doses suplementares para com Deus, para comigo mesmo, para com meu próximo, para com as demais coisas?


Jamais esquecerei os resultados de um ano no qual escolhi este versículo como meta: “Todas as (minhas) coisas sejam feitas com amor.” (1 Coríntios 16:14) Aliado a este em relação às “coisas”, acrescento este às “pessoas”: “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8) E mais, não é só ter amor, é amor ardente, mais além, que este amor seja verdadeiro, sem hipocrisia, que “o amor seja não fingido”. (Romanos 12:9) Como o sábio conselho do vovô João: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3:18) Que assim seja! Que o meu amor por você não seja expresso apenas nas minhas sinceras declarações de amor ao escrever: “Eu te amo!” Nem mesmo na minha impossibilidade de agora de dar um amoroso “ósculo santo” ou um abraço apertado, um presente caro, um tempo de qualidade juntos, um serviço bem prestado... ou seja lá qual for a sua “linguagem de amor”, saiba que hoje orei pedindo a Deus que estas mensagens semanais que envio ao teu coração sejam recebidas e traduzidas como atos de verdadeiro amor por você! Receba assim! Amém?


Termino orando e desejando que “sobre tudo isto, sejamos revestidos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)


Compartilhei minha 4ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...