19ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “ALTRUÍSMO”
O “Altruísmo” estava na minha lista como uma virtude contrária à desprezível “Altivez”! Porém, estudando a respeito, percebi que ele é outro composto vitamínico que bem poderia ser adicionado àquele complexo da “Empatia & Solidariedade” que estudamos na 17ª semana. Talvez a diferença significativa do altruísmo é não esperar nada em troca quando se é empático e solidário. Sendo assim, esta virtude também bem se aplica nesta semana justamente porque ela me pareceu perfeitamente adequada ao perfil daquelas que serão homenageadas em especial neste domingo.
Veja se não descreve em síntese a sua mãezinha:
“Segundo o pensamento de Comte (1798-1857), altruísmo é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.”
E antes que você se pergunte quem é este tal de Comte... eu já pesquisei também para te responder: o filósofo Auguste Comte, foi um pensador que, “ainda no século 19, criou a palavra como uma espécie de antônimo do egoísmo e do individualismo. Ou seja, a expressão foi cunhada para definir pessoas que valorizavam o próximo e que guiavam as suas ações sempre em prol dos outros, privilegiando a coletividade. O pensador entendia que aqueles capazes de controlar as próprias vaidades e a natureza individualista de suas ações estavam aptos a dar o próximo passo e pensar um pouco mais no próximo. Esses seriam os chamados altruístas.”
E para reforçar porque este atributo bem se aplica às mães, quero compartilhar outro comentário que achei relevante:
“Por exemplo, farei o bem aos meus filhos, mas não exclusivamente a eles, como pessoas distintas de mim mesmo. Antes, o bem que farei em favor deles voltará para mim de diversas maneiras: 1. Eles me devolverão o bem recebido; 2. a sociedade me aprovará por causa de minha bondade; 3. eu me sentirei bem (derivando disso um tipo de prazer), por haver cumprido meu dever; 4. e mesmo do ponto de vista religioso, Deus me recompensará. Se eu servir à sociedade, isso a ajudará a ser um a sociedade mais estável e próspera, o que, por sua vez, será um lugar melhor para eu viver. Obedeço às leis 'porque, em última análise, elas me beneficiam.” Até aqui podemos ver a empatia e a solidariedade!
Vejamos agora a diferença quando o altruísmo as acompanha:
“O altruísmo, em contraste, apesar de admitir que as pessoas realmente agem egoisticamente, ao mesmo tempo que se fingem altruístas, afirma que o indivíduo é capaz de ações totalmente altruístas. Se uma mãe corre para dentro de um edifício em chamas, a fim de salvar seu filho de uma morte horrenda, poderá sacrificar alegremente sua própria vida, a fim de cumprir seu propósito. Em tal caso, ela fará isso por seu filho, e não por temer o que os outros diriam se ela não fizesse tal esforço. De fato, seu filho talvez seja mais importante para ela, do que ela é para si mesma.”
E a essência desta característica materna não é só em um incêndio, mas manifesta-se desde a concepção, quando ela já nem sequer tem todo seu corpo e seu alimento para si mesma, naturalmente, tudo flui em prol do “outro”!
Agora, deixando os dicionários, os filósofos e blogueiros de lado... quem muito antes encarnou, encenou e ensinou o altruísmo foi nosso paradigma mor e doador universal de todas estas qualidades de caráter: Nosso Senhor Jesus Cristo!
Ele mesmo disse: “Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a Sua vida pelas Suas ovelhas” (João, 10.11). Ou seja, Ele expressou com sua vida, morte e ressurreição o que a definição quis traduzir o significado: “abnegação, desapego, desambição, desinteresse, desprendimento, devotamento e renúncia. Altruísmo é a piedade a causa do próximo, é uma ação desinteressada e sem qualquer razão pessoal buscando o interesse alheio em desapego à causa do interesse pessoal.”
Na minha aula da EBM desta semana usei este verso: “Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.” (Marcos 8:35) Ainda nos Evangelhos: “Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)
O Altruísmo está presente em todos os 4 Evangelhos, em Atos dos Apóstolos (Por exemplo 20:24) e por todas as epístolas (I Coríntios 10:24) culminando no Apocalipse ao exaltar os que venceram porque “não amaram a própria vida.” (12:11). Deixemos, portanto então, que ele esteja presente também em mim e em você hoje, mesmo neste sistema ensimesmado!
Compartilhei minha 19ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário