20ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “GENEROSIDADE”
Exatamente nesta semana estamos vivendo um momento de “desapego”!! Como alguns já sabem, estamos de mudança, não só de residência, mas de cidade!!! Partiremos esta semana para morar no Guarujá!! E enquanto administramos estas questões sobre o que levar... o que ficar... o que doar... o que vender... muitos conselhos bíblicos tem vindo ao meu coração desafiando-me ainda mais a praticar a generosidade!
Aqui em casa somos em três, e cada um tem um tratamento diferenciado com as “coisas”. Meu filho é o extremo do “desapego”... meu marido é o top de conservador! Considero-me mais equilibrada, mas confesso que também não tenho muita facilidade em “descartar”! Vejo também que isso tem muito a ver com formação familiar, cultura, costume, e inclusive, há também o aspecto espiritual pois contribuir generosamente também está na lista dos “dons do Espírito”: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. (...) se é contribuir, que contribua generosamente;” (Romanos 12:6-8) Contudo, mesmo que não tenhamos o dom... temos os mandamentos a obedecer, como por exemplo:
“Ordene aos que são ricos (...) que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.” (1 Timóteo 6:17-19) Aliás, são mandamentos de “dar” com promessas de “receber”, como estes:
“Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.” (Provérbios 11:24,25) “Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” (Provérbios 19:17)
Vale também ressaltar, que a iniciativa de dar generosamente não é um privilégio só dos ricos e dos que tem “sobrando”. O exemplo da Igreja Macedônica prova isto com maestria, repare: “Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. (...) Nosso desejo não é que outros sejam aliviados enquanto vocês são sobrecarregados, mas que haja igualdade. No presente momento, a fartura de vocês suprirá a necessidade deles, para que, por sua vez, a fartura deles supra a necessidade de vocês. Então haverá igualdade” (2 Coríntios 8:1-2 e 13-14 – prossiga ainda lendo o capítulo 9 que também tem muitas outras boas dicas quanto a dar!) Este é o verdadeiro “comunismo” da igreja cristã primitiva que “vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.” (Atos 2:45) Atitude esta não só recomendada, mas elogiada pelo Apóstolo Paulo: “Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ". (Atos 20:35)
O próprio Senhor Jesus intensificou esta prática em seu último sermão do capítulo 25 de Mateus (leia dos versos 31 a 66) e também quando aconselhou: “Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.” (Lucas 12:33)
Vender para dar!!! Gente! Já é difícil vender para nosso próprio proveito quanto mais “vender para dar”, “trabalhar para ter com que ajudar” como diz aqui: “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. (Efésios 4:28) ... percebem a “mente de Cristo” dentro do padrão bíblico como difere dos nossos conceitos atuais! Tenho orado para o Senhor transformar e renovar a minha mente de maneira que eu prove este padrão de excelência no quesito “generosidade” vivendo com modéstia destituída de toda e qualquer mesquinhez materialista!
Na verdade, dentro do “pacote” que já estudamos da “Empatia + Solidariedade + Altruísmo” acho que completamos agora com “+ Generosidade” que trará como resultado “= prosperidade plena”!
Sendo assim, se tem aí alguém necessitado precisando de algum móvel, eletrodomésticos, cortinas, utensílios e utilidades domésticas e/ou coisas semelhantes, pode me procurar no privado que procurarei ser “generosa”! Ou se você também desejar comprar móveis usados a bom preço e bom estado, também podemos fazer um bom negócio! Restam poucas peças e pouco tempo... então apresse-se! rsrsr Ah... e ainda, se você não é nem um necessitado para eu te doar e nem um bom comprador para eu te vender... seja, por gentileza, um bom intercessor orando por mim e pela minha família nesta fase de “mudanças” para que tenhamos toda sabedoria e habilidade divina para administrar tudo isso!!
Compartilhei minha 20ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário