sábado, 1 de maio de 2021

18ª SEMANA = "TRABALHO"

 18ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU

✅ “TRABALHO”


Hoje, 1º de Maio, nada mais oportuno do que falar do TRABALHO que Jesus nos deu! Sim, por mais que muitos não aceitem, o trabalho e a habilidade de trabalhar é dom de Deus conforme bem explicou o sábio Salomão: “Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar. Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; e também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.” (Eclesiastes 3:9-13)


Aliás, se tem alguém que muito discorreu sobre este tema foi o rei Salomão, tanto em Eclesiastes como em Provérbios! Se não fosse ocupar tanto espaço, não me importaria de me dar ao trabalho de copiá-las todas aqui. Mas vou indicar as referências para você ter o prazeroso trabalho de examiná-las neste feriado, aliás, um sábado de descanso, dia em que não se deve trabalhar por salário: "Em seis dias realize os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao Senhor.” (Levítico 23:3 com base em Gênesis 2:2). Mas voltando à tarefa de casa, ou trabalho em grupo se preferir, estude os capítulos 2 a 5 de Eclesiastes!


A quem se engane que o trabalho seja uma maldição lançada depois da queda do homem, mas não é! Muito antes disso o Criador já havia dado aos primeiros habitantes do Planeta a responsabilidade de lavrar, cuidar e guardar o jardim! Tão antigo é o trabalho que “...desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4) Até Jesus respondeu: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:17) Pai e Filho iguais, assim como nós semelhantes a Eles: trabalhadores!


Uma outra prova que é Deus quem capacita os obreiros habilitando-os para trabalhar em suas vocações é esta quando surgiu a necessidade de artífices para a construção do tabernáculo no deserto, veja que lindo: “E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, e para criar invenções, para trabalhar em ouro (...), e para trabalhar em toda a obra esmerada. Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; (...) Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa (...) fazendo toda a obra, e criando invenções.” (Êxodo 35:31-35). Assim fica muito mais fácil, leve e gostoso de se trabalhar, quando de fato exercemos nosso trabalho como um dom vocacional dado pelo Deus Criador, nosso Pai!


O próprio Simão Pedro descobriu isso em sua profissão de pescador: “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.” (Lucas 5:5) E a rede quase se arrebentou de tantos grandes peixes!! Isto comprova a declaração do Salmista: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (...) Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento.” (Salmos 127:1,2) Precisamos reconhecer que é “o Senhor nosso Deus que nos dá a capacidade de produzir riqueza e jamais dizer em nosso coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'." (Deuteronômio 8:17,18)


Claro, Deus abençoa, mas temos que fazer bem a nossa parte porque “o que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.” (Provérbios 10:4) Desta maneira poderemos ser trabalhadores prósperos que enriquecem até os patrões como fez Jacó ao dizer: “Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho...” (Gênesis 30:30) Foi assim também com os outros patriarcas.


“Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com o seu nome, pois vocês serviram e ainda estão servindo aos santos.” (Hebreus 6:10) Pelo contrário, “cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.” (1 Coríntios 3:8 e Colossenses 3:23,24 = tema do ano de 2010 “Servir+”)


Portanto, fica a dica do nosso querido apóstolo Paulo em 2 Tessalonicenses 3:10-13 quando advertiu os preguiçosos:

“Se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.”


Bora então planejar o nosso trabalho e trabalhar no nosso planejamento! 


Compartilhei minha 18ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...