sábado, 24 de abril de 2021

17ª SEMANA = “EMPATIA & SOLIDARIEDADE”

 17ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “EMPATIA & SOLIDARIEDADE”


Hoje nossa “vitamina” está em porção dobrada para um efeito mais completo. Parece que uma sem a outra pode dar reações contra indicadas e efeitos colaterais que iremos compreender melhor ao longo desta reflexão.


Tanto a empatia como a solidariedade são aqueles tipos de conceitos que entendemos o significado, mas não sabemos explicar facilmente por palavras, não é? E para não errar, recorremos ao dicionário que bem já formula perfeitamente uma definição satisfatória. E foi isto que eu fiz. Só que para meu espanto, o tanto de resultado que apareceu com esta duplinha associada foi surpreendente para mim! Especialmente porque a maioria deles começava com frases do tipo:

“Durante a pandemia, a empatia e a solidariedade nunca se fizeram tão importantes.” (pucminas) / “Pandemia reforça a importância da empatia e da solidariedade” (redealix) / “Empatia e solidariedade: lições aprendidas em tempos de pandemia.” (estadão) / “A solidariedade e empatia em tempos de crise.” (folha) só algumas da 1ª página da busca para dar uma ideia de que o tema está realmente bem atual ao momento que estamos vivendo.


Mas vamos às definições:

EMPATIA = capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc. Na psicologia = processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro.

SOLIDARIEDADE = Sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda. Ligação recíproca entre duas ou mais pessoas, que são dependentes entre si.


De fato, elas se complementam! Muitas vezes queremos ajudar alguém sendo solidários, mas sem exercer a verdadeira empatia podemos atrapalhar além de sequer ajudar. Da mesma forma, ser empático sem nada a fazer em solidariedade também me parece uma ajuda parcial. Enfim, em outras palavras, sem sentir na pele a real dor ou necessidade do outro não teremos a noção de como contribuir na prática para que a necessidade seja suprida.


Claro que tem casos e casos, e como bem está sendo pontuado por várias mídias, este momento atual carece muito de pessoas solidárias e empáticas como Jeremias em suas Lamentações: “Tudo quanto posso observar à minha volta enche-me a alma de incontrolável tristeza, de imensa solidariedade para com todas as mulheres sofridas da minha cidade.” (3:51) Este sentimento o levou de fato a “chorar com os que choram” e depois querer se “alegrar com os que se alegram” (Romanos 12:15)


É como o suspiro de Jó: “É preciso ter compaixão (empatia + solidariedade) de um amigo abatido, mas vocês me acusam sem nenhum temor do Todo-poderoso.” (Jó 6:14) Ainda que eles tivessem até uma boa intenção, os “três amigos de Jó, ouvindo falar da desgraça que se abatera sobre ele e sua casa, vieram visitá-lo, partindo cada um de sua região, pois haviam combinado de vir prestar-lhe alguma solidariedade e consolo...” (Jó 2:11) No entanto, o resultado não foi satisfatório! E para quem conhece bem esta fatídica história de Jó, vai compreender como era complicada a posição dos dois lado! Deveras, não é fácil ser compreendido e ajudado em circunstâncias que o “outro” nunca passou nem sequer imagina como seja. Exige muito tato, muita sensibilidade e, sobretudo, muito amor!

Mas creio valer a pena! Estas são duas virtudes preciosas que muito se evidenciaram no próprio Cristo, o qual se colocou em nosso lugar, "pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15) Sim, Ele sentiu o que é padecer como ser humano, por isso é solidário com nossa condição nos oferecendo ajuda eficaz!


Ele tem sido nosso maior exemplo, e dele temos aprendido a praticar esta teoria em provas nada fáceis! Entretanto, tenho visto muitos amigos, parentes e irmãos na fé me ensinando em matérias como esta que ainda preciso melhorar e muito! Um pequeno grupo que lidero na igreja sofreu quase 80% com Covid-19 ao mesmo tempo e muitos foram solidários colocando-se no lugar um do outro ao oferecer ajuda de todas as maneiras! Hoje faz uma semana que uma tia querida faleceu de Covid-19 e vi manifestações solidárias entre a minha família conforme a maneira que cada um se via no lugar dos enlutados. Aliás, hoje também seria o aniversário do meu outro tio, ambos irmãos da minha mãe! Todos partiram ao encontro dos seus antepassados... inclusive das milhares de vítimas do genocídio armênio ocorrido também exatamente nesta data, 24 de abril de 1915 para os quais meu povo armênio expressa a solidariedade e a empatia em memória de seus familiares! Que o Espírito Santo de Deus nos ajude nesta difícil tarefa de ajudar empática e solidariamente uns aos outros!! Muitas vezes, só mesmo Ele sabe como!


Compartilhei minha 17ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...