41ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “CRIATIVIDADE”
Semana retrasada abordamos aqui o tema “maturidade” em razão do nascimento e crescimento do nosso corpo físico.
Semana passada o enfoque foi mais para o “nascimento espiritual” e a vida que desenvolvemos no nosso espírito.
Que tal esta semana, então, tratarmos da nossa 3ª parte: a nossa alma, a sede das emoções, do intelecto e da vontade.
Graças ao nosso Deus Criador, Ele nos deu um corpo material criado de maneira maravilhosamente criativa e perfeita. Mas Ele nos deu também o fôlego de vida, soprando sobre nós o seu espírito (na 1ª criação em Gênesis 2:7 e na 2ª criatura em João 20:22). Neste complexo todo, chamado ser humano, Ele ainda nos deu habilidades naturais extraordinárias concentradas na nossa alma e manifestadas pelos comandos emotivos, cognitivos, volitivos e uma infinidade de variações produzidas por mentes brilhantes, pensantes e pujantes!! Quanto mais depois da regeneração quando então “Nós temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:16) E isso no Corpo de Cristo sendo ainda habitação do Espírito de Cristo.
Será que já paramos para pensar o suficiente nesta dádiva poderosa que recebemos e o que somos capazes de ser, ter e fazer com todo este potencial criativo dentro de nós!? Pense, reflita, medite, imagine, ouse sonhar e projetar planos, porque “o nobre projeta coisas nobres e pela sua nobreza se mantém em pé.” (Isaías 32:8) E mais “se você projetar alguma coisa, ela lhe será bem-sucedida, e a luz brilhará em seus caminhos.” (Jó 22:28) Não podemos desperdiçar este arsenal de criatividade que já temos por natureza, muito mais ainda quando o Senhor acrescenta generosamente outros mais para propósitos específicos como “O Senhor escolheu Bezalel, (...) e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística, para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e lapidar pedras, entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal. E concedeu (...) a habilidade de ensinar os outros. A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal.” (Êxodo 35:30-35)
Vamos entrar na semana do Dia das Crianças, e nada mais inspirador para despertarmos este nosso lado criativo e recreativo das artes. Elas são pequenas no corpo, no espírito muitas ainda nem renasceram, mas as crianças tem esta virtude já muito bem explorada: desenham, pintam e bordam, inventam musiquinhas, cantam e dançam, decoram e declamam, recitam e interpretam! Aprendem muito rápido e fácil qualquer língua, qualquer jogo, qualquer atividade vira brincadeira e qualquer objeto transformam em brinquedo! Vamos resgatar esta modalidade pura e criativa da infância para a nossa vida adulta, descomplicando os problemas e colorindo as adversidades para parecerem mais leves!
Nunca é tarde, o conselho da sabedoria ainda pode ser acatado: “Ouça o sábio e cresça em ciência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.” (Provérbios 1:5,6)
E então? Que engenhoca você vai criar hoje? Eu me desafio a compor um novo poema neste dia, a elaborar uma aula mais criativa nesta semana, a cozinhar um prato mais bem decorado neste mês, a projetar uma ideia mais ousada para o próximo ano. O avanço da tecnologia está aí para comprovar o poder criativo daquelas criaturas que ousam criar.
Vamos lá, tente, invente, faça alguma coisa diferente!! Você pode!! Ele já nos deu esta virtude. Como filhos de um Pai Criador, herdamos esta capacidade de criar, ainda que não “do nada” como Ele, mas como já disseram: “no mundo nada se cria, tudo se copia”, copie com um toque peculiar da sua própria criatividade.
Já sabemos que “somos feitura (poema) dele, criados (gerados) em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou (projetou) para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10) Sim, ainda que já esteja tudo pronto e preparado pelo Criador, cabe a nós “andar nelas”, ou seja, executar e brilhar diante dos homens estas “boas obras” para que as vejam “e glorifiquem ao Pai Celestial que está nos céus.” (Mateus 5:16)
E de “brinde” vai aí esta arte com este acróstico que criei para ilustrar a reflexão desta semana! Sucesso!
Compartilhei minha 41ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário