42ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “ENSINO/EDUCAÇÃO/ÉTICA”
Para esta semana, na qual celebramos o Dia das Crianças e o Dia dos Professores... nada mais apropriado do que abordar a virtude do ensino que nosso Mestre nos concedeu, desde quando éramos ainda pequenas crianças!
“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
E Ele nos ensinou, nos educando na ética da Sua Palavra: “O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho.” (Isaías 28:26)
Como um Pai Zeloso Ele disse: “E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.” (Deuteronômio 4:1)
Contudo... “Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensiná-lo e sem a Lei. Mas em sua angústia eles se voltaram para o Senhor, o Deus de Israel; buscaram-no, e ele deixou que o encontrassem.” (2 Crônicas 15:3,4)
Sempre foi assim, igual ao que acontece em casa com nossas crianças e nas salas de aula com nossos professores, a condição para “não bombar na matéria e repetir de ano” é a mesma: “Ele os fará ouvir a correção e lhes ordenará que se arrependam do mal que praticaram. Se lhe obedecerem e o servirem, serão prósperos até o fim dos seus dias e terão contentamento nos anos que lhes restam. Mas, se não obedecerem, perecerão e morrerão na ignorância.” (Jó 36:10-12)
E infelizmente “Voltaram as costas para mim e não o rosto; embora eu os tenha ensinado vez após vez, não quiseram ouvir-me nem aceitaram a correção.” (Jeremias 32:33) Consequentemente... “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.” (Oséias 4:6) Até que veio Jesus, o Mestre dos mestres e “todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei.” (Marcos 1:22)
E o que Ele ensinou foi transformado no Livro Didático daqueles que querem ser aprovados na Escola da Vida! "Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.” (Romanos 15:4)
Por isso que eu tomo para mim as instruções de Paulo ao seu filho na fé: “Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:14-17) E no capítulo seguinte ele ainda reforça como um bom professor e pai que repete o ensino por várias vezes: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e ensino. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.” (2 Timóteo 4:2,3)
É por esta razão que eu tanto ensino esta “sã doutrina”, e quanto mais ensino, mais aprendo... e quanto mais aprendo, mais quero ensinar, cada semana trazendo uma Lição de Vida, cada dia vivendo uma prova que avalie o nosso aprendizado, até que passemos pela "formatura" celestial onde receberemos do nosso Bom Mestre o Diploma Certificando com muitas estrelinhas de ouro que fomos “formados e conformados” em Cristo e então teremos o nosso direito de entrar definitivamente no descanso das férias eternas!
Com sua licença, fica aí a minha instrução às crianças que aprendem e aos professores que ensinam, leiam, por favor:
“Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer, (...) o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.” (Salmos 78:1-4)
Educadamente, então, obrigada e até logo! rsrs
Compartilhei minha 42ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário