40ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “ESPIRITUALIDADE EMOCIONALMENTE SAUDÁVEL”
Você leu a minha reflexão da semana passada? Lá eu falei sobre maturidade por conta de ter calhado bem no dia do meu aniversário. Assim como todo mundo, tenho o meu registro de nascimento datado de 25/09/1965 quando nasci pela 1ª vez com este corpo e esta alma, mas meu espírito estava morto em delitos e pecados como bem explica a Palavra de Deus na carta aos Efésios capítulo 2 (se você não lembra ou não conhece, vale a pena ler este texto agora).
Outra passagem que bem explica o que eu quero abordar hoje aqui é quando Jesus conversa com Nicodemos e diz: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.” (João 3:3-8) Eu vivi esta experiência e passei a ter outro registro de um novo nascimento publicamente testemunhado quando desci às águas do batismo sinalizando minha morte para a velha natureza e minha ressurreição para a nova natureza regenerada em Cristo, que eu chamaria de vida espiritual e não mais natural. Pois “não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.” (1 Coríntios 15:46). Complementando: “Quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas.” (1 Coríntios 2:11-15) Você entende isso, que temos uma natureza natural/carnal mas outra sobrenatural/espiritual que nos foi dada por meio de Jesus?
Portanto, embora não seja hoje exatamente o meu aniversário espiritual, é ele que eu quero comemorar aqui. Aliás, é exatamente hoje o dia do Batismo do Davi, meu filho, que aconteceu há 10 anos, quando ele tinha 12 anos de idade. Então a celebração é em família, mesmo que ele esteja bem longe de casa agora. Partiu para uma pós graduação em Dubai, mas está lá também em missão espiritual, porque a única coisa que ele me pediu para levar como presente da minha parte foi um livro cujo título é este que dei para esta reflexão: Espiritualidade Emocionalmente Saudável. Indico para quem ainda não leu. Na verdade, é um livro para estudo e discipulado, e bem este mês, comecei a ministrá-lo para 2 grupos, um de casadas e outro de solteiras. Então o assunto está bem presente e vivo no meu coração.
Por isso também quis chamar a sua atenção para esta espiritualidade que também você deve fazer nascer, crescer e se desenvolver em sua vida tanto quanto a vida física, emocional, social, intelectual, geral, total, integral! Afinal, somos um espírito que possui uma alma e habita num corpo. Percebeu a ordem. O nosso espírito tem primazia e prioridade sobre todas as outras demais partes. Mas muita gente ignora que possui um “corpo espiritual”. Reflita nestes versos:
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4:15-16) Aqui Paulo usa o exemplo do corpo físico para se referir a um Corpo Espiritual.
“À medida que se aproximam dele, a pedra viva - rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele, vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” (1 Pedro 2:4-5) Aqui Pedro usa o exemplo de uma casa material para se referir a uma Casa Espiritual. Somos tão concretos que precisamos de exemplos materiais para compreender o reino espiritual. Sim, temos uma cidadania espiritual eterna para morar com uma família divina não humana, então por que se prender tanto ao mundo físico, tão passageiro e fugaz?
“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” (Efésios 2:19-22) Bora viver nossa melhor Espiritualidade!
Compartilhei minha 40ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário