30ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “PERSEVERANÇA”
Trigésima semana ininterrupta deste ano que nos encontramos nestas reflexões... pelo 4º ano consecutivo... em todos os sábados perseverantemente... e se Deus assim permitir, continuamente o farei, permanecendo firme neste propósito! Acho que isto é um bom exemplo de perseverança!!
Relembrando a nossa listinha de virtudes em foco, veja que a perseverança fecha o sanduiche do domínio próprio com o conhecimento da semana passada: “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” (2 Pedro 1:5-7) Pois é, este “empenho” é constante, não pode parar!
Aliás, isso vale para todas as coisas boas da vida: “Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,” (Hebreus 6:11) Isto quer dizer que não adianta começar bem... ir bem por um tempo... e depois desistir! Perseverança me traz a ideia de justamente chegar até o fim!! E quando falamos em “fim”, lembramos do Apocalipse no fim da Bíblia tratando do fim dos tempos... e se a minha concordância bíblica está correta, ele é o livro das Escrituras que mais tem esta palavra, perfeitamente 7 vezes, afinal é “aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mateus 24:13 = O Sermão Profético do Fim dos Tempo!) Lucas traduz desta forma o mesmo sermão: “É perseverando que vocês obterão a vida.” (Lucas 21:19)
Um dos melhores exemplos de perseverança que eu posso me lembrar aqui é o de Calebe. Tinha fé para tomar posse da promessa com 40 anos, porém, pela incredulidade de seus companheiros, só foi receber a sua herança depois de 45 anos! Mas não desistiu, firme e forte, perseverou e alcançou a sua bênção! Releia a história em Josué 14.
E o que dizer de Jó? Tiago que o diga: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou.” (Tiago 5:11) Jó não amaldiçoou ao Senhor e morreu, seguindo o conselho da sua esposa, não! Ele demonstrou perseverança e teve um final feliz.
Outro bom exemplo de perseverança é o Apóstolo Paulo, como Calebe e Jó, também sofreu, mas completou a carreira e de fato, deixou um legado a ser seguido de perto, como ele próprio testemunhou: “Mas você (Timóteo) tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as perseguições e os sofrimentos que enfrentei...” (2 Timóteo 3:10,11) Na verdade, quando tudo vai bem, é muito fácil perseverar, mas se há alguma coisa que naturalmente nos desamina a perseverar são as perseguições e os sofrimentos. No entanto, Tiago nos exorta a considerar “motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4) Isto quer dizer que as tribulações é que vão forjar nosso caráter perseverante completando a ação até o fim! Tanto é fundamental a importância da perseverança que ela faz parte da sã doutrina que Paulo instruiu a Tito assim: “Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.” (Tito 2:1,2) Outra boa listinha essa!!! E a perseverança está em quase todas, confira mais essa, agora de Paulo para Timóteo: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” (1 Timóteo 6:11)
As listas são muitas e a perseverança é uma virtude que está associada a todas as outras, justamente para que elas perdurem e permaneçam dando ainda mais frutos, como a semente que caiu “em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto com perseverança". (Lucas 8:15)
Perseveremos então, meu irmão, minha irmã! Semana que vem estarei aqui mais uma vez, se Deus assim permitir, persistindo na Palavra e “orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6:18) Continua prosseguindo comigo nesta teimosia santa?
Compartilhei minha 30ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário