31ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “PIEDADE”
Piedade? Palavrinha meio fora de moda hoje em dia, né? No entanto, esta é uma das virtudes raras já há tempos, como declara o profeta: “Os piedosos desapareceram do país...” (Miquéias 7:2). Mas para nós que professamos a fé em Cristo Jesus, ela não só aparece nas nossas listinhas semanais, como também em nossa vida prática diária! Aliás, em se tratando de listinhas, com esta abordagem de hoje, concluímos a lista de 2 Pedro onde diz que nos foram “dadas todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade” (1:3) coisas estas como a fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade... (5,6) fechando também a lista de Paulo: “busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” (1 Timóteo 6:11). Compare também com Tito 1:1,2.
Na verdade o conjunto de todas estas virtudes é o que forma o perfil de uma pessoa piedosa de acordo com a “graça de Deus [que] se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2:11-14)
Veja que piedade está sempre em contraste com impiedade em muitas outras passagens, o que nos faz entender que piedade é o contrário de impiedade, que o ímpio é o oposto daquele que vive piedosamente. Por isso que o conceito acabou ficando muito restrito à coisas relacionadas a religião. E não está errado, porque no verso abaixo, as diferentes traduções fazem troca entre estas palavras, observe: “Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática (exercer piedade), cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.” (1 Timóteo 5:4) Por isso que “a religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1:27) Ou seja, piedade tem estas duas ideias: 1º) o cuidado (solidário, compassivo, misericordioso, altruísta, etc.) com o próximo e 2º) a devoção (disciplinada, fiel, humilde, perseverante, etc.) para com Deus! Nestes parênteses poderíamos distribuir todas as demais virtudes nestas duas vertentes, vertical e horizontal!
Ainda meditando nestas expressões “colocar a sua religião em prática = exercer piedade”, lembrei-me do conselho de Paulo para Timóteo: “exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.” (1 Timóteo 4:7,8) É notório o quanto homens e mulheres estão muito mais empenhados em praticar exercícios que fortalecem e embelezem o corpo do que os que trazem proveito para a alma agora e por toda eternidade. Inclusive, um verso que atualmente tenho ministrado muito na vida daqueles que “perdem” seus entes queridos para a eternidade é este: “Ora, o justo perece e ninguém reflete sobre isso em seu íntimo; homens piedosos são arrebatados, e ninguém compreende que os justos são tirados a fim de serem livrados do mal.” (Isaías 57:1) Esta é uma das extraordinárias recompensas dos piedosos, dos verdadeiros piedosos, não de “pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro. Mas é grande ganho a piedade com contentamento.” (1 Timóteo 6:5,6) Sim, porque uma malignidade nos meios religiosos é querer fazer do “ministério” uma fonte de lucro, estes só tem a “aparência de piedade, mas negam o seu poder.” (2 Timóteo 3:5) Para estes, diz o Senhor: “Eu os despedaçarei, colocando uns contra os outros, os pais e os filhos. Nem a piedade, nem a misericórdia nem a compaixão me impedirão de destruí-los’". (Jeremias 13:14) Misericórdia! Viu só como a impiedade humana bloqueia a piedade divina?
Portanto “assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um a seu irmão;” (Zacarias 7:9) E cada qual ao seu Deus, a exemplo de Cornélio que exercitava a piedade para com o povo e para com Deus: “Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.” (Atos 10:2)
Enfim, considerando que a origem desta palavra vem do latim “pietas”, normalmente traduzida por “cumprimento dos deveres”, acredito que acabei de exercitar minha piedade com esta minha devoção a Deus bem como na compaixão com meus leitores ao cumprir este meu dever de escrever mais uma semana sobre mais uma virtude de vida piedosa!
Compartilhei minha 31ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário