29ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “CONHECIMENTO”
Ao longo deste ano, já passamos por muitas listinhas de virtudes e a cada semana temos “ticado” algumas delas... No sábado passado concluímos o fruto do Espírito com o domínio próprio (ou temperança) sendo o último daquela lista, mas sendo intermediário desta outra: “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.” (2 Pedro 1:5-7) Então, agora temos uma nova lista para ticar, e nela, antes do domínio próprio, estava o conhecimento! Sendo assim, vamos buscar os dados corretos nas informações bíblicas para não só alcançarmos este pleno conhecimento, mas tendo a compreensão perfeita no nosso entendimento, acharmos a verdadeira sabedoria divina! Este é o processo na busca deste conjunto de sábias virtudes!
E nesta minha busca, já deu para notar que há muitas referências bíblicas que associam estes degraus da escalada do conhecimento, como por exemplo Provérbios 9:10 que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.” Ou ainda: “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” (Provérbios 2.6) Não é minha proposta aqui definir cada um destes termos e nem muito menos somente “ticar” palavras. O propósito, de fato, é sempre realmente buscar estas virtudes e tomar posse delas manifestando-as na nossa vida prática de cada dia, o dia todo, porque serão por meio delas que todos verão o caráter de Cristo em nós! Aleluia!! Este é meu alvo! Não só para este ano, mas para sempre, “até que Cristo seja formado em nós;” (Gálatas 4:19) Não julgo ter alcançado este alvo... mas estamos prosseguindo juntos nesta direção!!
E para isso, já que é o Senhor quem nos dá quando buscamos, oremos como Salomão: “Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação...” (2 Crônicas 1:10) E Deus lhe deu como bem conhecemos a história, generosa e liberalmente (conforme Tiago 1:5). “Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.” (Eclesiastes 12:9) Deus deu também para Daniel e seus amigos fazendo-os também ser reconhecidos como “filhos dos deuses” que se enquadravam no critério de “jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios.” (Daniel 1:4) Outra tradução reforça ainda mais as palavras: “instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento”. “Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel, além disso, deu entendimento em toda visão e sonhos.” (Daniel 1:17 veja também 5:12 e 14 e 9:22).
Que o Senhor levante entre nós jovens como Daniel, servindo a líderes como Salomão em meio a um povo inteligente!
Sim, como povo de Deus, que “conheçamos o Senhor e esforcemo-nos por conhecê-lo.” (Oséias 6:3), do contrário lamentaremos como o profeta: “o meu povo é destruído por falta de conhecimento.” (Oséias 4:6) E sabe porquê? Porque “a sabedoria é a coisa principal; portanto, adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.” (Provérbios 4:7) “Todo esse conhecimento vem da parte do Senhor dos Exércitos, magnífico em conselhos e maravilhoso em sabedoria!” (Isaías 28:29) É dom do Espírito, também está na lista de 1 Coríntios 12:8!
Eu terminaria esta reflexão com o exemplo da oração e da ação do Apóstolo Paulo, para que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados a fim de compreendermos tamanho conhecimento sobre a sabedoria de Deus:
1º Oração: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessámos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;” (Colossenses 1:9)
2º Ação: “Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” (Colossenses 2:2,3)
Leia e releia estes e tantos outros textos relacionados até acender a luz! (Sugestão Efésios 1:17-19 e todo livro de Provérbios)
Por fim, declaremos profeticamente: “Ora, nós temos a unção da parte do Santo, logo, temos o conhecimento e entendemos todas as coisas.” (I João 2:20)
Compartilhei minha 29ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário