sábado, 10 de julho de 2021

28ª SEMANA = “DOMÍNIO PRÓPRIO/TEMPERANÇA”

 28ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “DOMÍNIO PRÓPRIO/TEMPERANÇA”


Hoje chegamos ao último “gomo” do fruto do Espírito, no entanto ainda só estamos na metade de algumas das muitas virtudes que o Senhor Jesus nos deu para meditarmos neste ano. Lembrando que estas 52 são só uma parcela, não são todas, não é tudo... “Visto como pelo seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” (2 Pedro 1:3-8)


Uauuu, este texto é magnífico, não é? Mais uma listinha com outras qualidades ainda não exploradas aqui!! Mas estamos garimpando esta mina de virtudes que está disponível para nós no tesouro da Palavra de Deus!! São riquezas que não podemos desperdiçar!! Embora já nos foram dadas, estão aguardando que tomemos posse delas, e para isso precisamos vencer as batalhas com alguns inimigos que se colocam diante de nós para nos impedir! E é aí que entra o domínio próprio!! Sem ele acabamos por nos deixar ser dominados pelo pecado que, na verdade, já não deveria mais ter domínio sobre nós conforme Romanos 6:14! Aliás, isto já foi uma advertência antiga que o próprio Deus fez a Caim, lembram? “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". (Gênesis 4:7) Sempre foi propósito do Criador que o homem dominasse e não que fosse dominado. Entretanto, nem Eva, nem Adão, nem Caim e nem tantos outros fugiram “da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça”, pelo contrário, se deixaram dominar pelo desejo de satisfazer os seus próprios prazeres! E esta constante batalha entre o bem e o mal continua sendo travada até hoje, como bem explicado aos Romanos: “Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” (Romanos 8:8-9) Em outras palavras, ou estamos sob o domínio da carne ou do Espírito, o qual nos proverá deste fruto do “domínio próprio” para resistirmos ao mal e apegarmos ao bem.


Salomão também já dizia: “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.” (Provérbios 29:11) Sábio então é quem “sabe controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.” (1 Tessalonicenses 4:4-5) Até “porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1:7) Deus nos deu!!! Não tem desculpas!!


Se ele nos deu, podemos nos conter equilibradamente sem excessos e sem acessos de ira, de compulsão, de descontrole. Precisamos ser honestos e ao invés de dizer “não posso, não consigo”, confessar “não quero, não gosto”! Por exemplo: comer é bom, não é mal e nem pecado... quem não gosta, quem não quer? Contudo precisamos saber controlar a gula, o apetite desenfreado! Sexo, é bom e prazeroso, nem por isso ele deve dominar seus impulsos de maneira inconveniente e ilícita! Até mesmo falar, é um dom, uma habilidade natural que Deus nos presenteou, mas até “na multidão de palavras não falta pecado, entretanto o que modera os seus lábios é sábio.” (Provérbios 10:19)


Indiscutivelmente, uma pessoa sem domínio próprio é perigosa, é inconfiável, muito provavelmente por isso “é fundamental, pois, que o bispo seja (...) equilibrado, tenha domínio próprio...” qualidades exigidas tanto em 1 Timóteo 3:2 como em Tito 1:8 para que aqueles que servem ao Senhor sejam temperados na medida certa!


Acredito que deveria se ensinar e pregar mais sobre isso, é muito importante!!! Tanto que era o tema da pregação do apóstolo Paulo. Ah como eu gostaria de ter ouvido este sermão “Quando Paulo começou a pregar sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou apavorado e exclamou: “Basta, por agora! Podes retirar-te, em outra ocasião, mais conveniente, te mandarei chamar outra vez” (Atos 24:25) Quem sabe nós também voltemos a meditar sobre isso em outra ocasião... ainda teria tanta coisa para escrever, mas tenho que me controlar e ser moderada!! rsrs


Compartilhei minha 28ª semana 


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...