sábado, 3 de julho de 2021

27ª SEMANA = “MANSIDÃO”

 27ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU

✅ “MANSIDÃO”


Pegando a sequência do Fruto do Espírito de onde paramos, hoje é a vez da “mansidão”! Mas engraçado que quando pensava o que escrever sobre mansidão, parecia que eu estava novamente tratando da paciência... muito parecido também com a longanimidade e, de certa forma, já prevendo que será muito semelhante ao domínio próprio, à temperança. Mas isto está longe de ser repetitivo, isto está sim mais para ser continuado... sucessivo... complementar!

Nunca podemos esquecer que estamos estudando “o” fruto do Espírito e não “os” frutos, o que significa que há uma unidade de cada parte com o todo, há mesmo uma ligação interdependente e impossível de se dissociar como até já observamos na semana passada. Então, vamos completar mais um pouquinho o nosso exame destes “gominhos”!

É claro que o primeiro texto que nos vem à mente ao querer “ensinar” sobre mansidão é o famoso “aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29) Aqui e em outras passagens vemos também que mansidão está muito ligada à humildade, a um quebrantamento de coração, a uma rendição de quem aprendeu “aquietar-se” e saber que o Senhor é Deus, que é Ele quem retribui a vingança, que não precisamos e nem devemos revidar, nos defender, nos enfurecer, pelo contrário, simplesmente nos amansar...

Um exemplo clássico do poder da mansidão está em 1 Reis 21:27-29, onde conta a história de um dos piores reis de Israel ( “Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova” – v: 25), no entanto em um dado momento da sua vida ele experimentou a libertação por meio da mansidão, acompanhe aqui: “Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão. Então a palavra do Senhor veio ao tesbita Elias: "Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho". Deus notou a mudança de atitude dele quando “agia com mansidão”, e Deus reagiu favoravelmente a isso!

Outro conhecido exemplo de mansidão do Antigo Testamento é “o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.” (Números 12:3) Porém, em contraste com o exemplo de Acabe, em um dado momento da sua vida, Moisés se enfureceu e bateu na rocha irritado e fora de si, contrariando a ordem do Senhor e alterando a sua conduta mansa e rendida como revelava por toda sua vida em todas as vezes que foi confrontado pelas autoridades do povo. Por este ato de cólera descontrolada, ele acabou não entrando na Terra Prometida.

Por isso, vale lembrar aqui que “ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.” (2 Timóteo 2:24-26 = Gálatas 6:1)

Não é fácil, eu sei... isto não vem de nós, é fruto do Espírito, apenas temos que nos permitir manifestá-los em nós, sabendo que já temos esta semente em nosso coração, precisamos estar “sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.” (Tito 3:1,2) Só que tem crentes que parecem achar bonito mostrar suas garras selvagens e valentes denegrindo o caráter de Cristo que deveriam demonstrar, deixando os de fora da jaula de suas casas ou de seus carros assustados com os “rugidos e rojões” explosivos de suas bravezas! Por isso que animais são irracionais!!

Então, “quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.” (Tiago 3:13) Mansidão é para ser buscada e desenvolvida para ter a devida recompensa: “Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor.” (Sofonias 2:3) Porque “os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” (Salmos 37:11 = Mateus 5:5) Semeie mansidão e colherá paz... plante contenda e segará a ira do Senhor!!

Que possamos exibir essa “beleza interior, uma beleza permanente de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3:3,4) Aguardem que ainda adicionaremos o “domínio próprio” nesta salada de frutas!

Compartilhei minha 27ª semana 

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...