sábado, 12 de junho de 2021

24ª SEMANA = “FIDELIDADE/LEALDADE”

 24ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU

✅ “FIDELIDADE/LEALDADE”


Escolhi uma virtude fundamental especialmente para hoje oferecer de presente aos “eternos namorados”! Eternos não digo, porque na eternidade não se casam e nem se dão em casamento! Mas diria duradouros, permanentes, imutáveis, definitivos, perenes, estáveis... Sim, estes são alguns dos sinônimos utilizados para as palavras “fiel e leal”! 


Mas nem será preciso ir muito a fundo nos significados e nas diferenças de fidelidade e lealdade. Vamos simplesmente só trabalhar mesmo no que de imediato passa pelos nossos pensamentos logo que as tentamos definir, isto já basta para esta reflexão, para inclusive fidelizarmos o conceito original de relações leais neste mês de “diversidades” infiéis!


Para mim, por exemplo, a primeira e mais frequente aplicação que me vem à mente quando penso em fidelidade diz respeito às relações sexuais, no caso, exclusivas ao único e suficiente cônjuge com o qual estamos legalmente comprometidos pelos votos pronunciados diante de Deus e dos homens. Eu prometi ser fiel ao meu marido enquanto viver e, tendo dado minha palavra, cumprirei este pacto da nossa aliança por toda vida custe o que custar, haja o que houver! Faço jus ao nome que dei ao meu blog, sou uma “mina de palavra”, fiel e leal ao que prometo, justamente porque creio que quem fez a promessa de abençoar o meu casamento com todos os recursos e virtudes capazes de mantê-lo indissolúvel também é Fiel para a cumprir! Por isso, nossa fidelidade e lealdade no matrimônio deve ser tanto na horizontal quanto, principalmente, na vertical! Este é o único “triangulo amoroso” permitido e absolutamente necessário no casamento. Afinal, fidelidade conjugal é Lei e se transgredimos esta lei nos fazemos “desleais”, ou seja, infiéis às leis, não só civis mas divinas, não só com o cônjuge, mas também com Deus. E vale aqui relembrar que toda quebra de lei é crime, e todo crime tem penalidades, e quando elas sobrevierem... “E vocês ainda pergunta(re)m: ‘Por quê?’ É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. Não foi o Senhor que os fez um só? (...) Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade. ‘Eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel.” (Malaquias 2:14-16) Em defesa ao amor sólido, não líquido!


Mas além de focar na fidelidade conjugal, pela comemoração do Dia dos Namorados (neste mês que completo 33 anos de casamento fielmente com o mesmo marido), vamos focar também na fidelidade ministerial já que amanhã também é celebrado o Dia do Pastor e também completarei 18 anos nesta carreira. Pela misericórdia de Deus “Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério.” (1 Timóteo 1:12) “Ministério” quer dizer serviço, então o melhor título que poderia receber é de “serva” e que ao final desta jornada eu possa mesmo ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mateus 25:21) Aí sim!!! Para isto oro como o rei Davi: “dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.” (Salmos 86:11) e com certeza o Senhor dará muito mais além: “O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.” (Deuteronômio 30:6) Portanto, fiéis de corpo, alma e espírito! Lealdade Integral!


Quando cumprimos nossa parte na fidelidade, o Senhor cumpre a dele. Veja o exemplo de Calebe: “Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus’. (Josué 14:8,9) E tantos outros exemplos como Ezequias (2 Cr. 31:20); Daniel (Dn. 6:4); Epafras e Tíquico (Col. 1:7 e 4:7) e o próprio Moisés, como “servo” abaixo de Jesus como “Filho” (Compare Hb. 3:1-6).


Enfim, falamos de fidelidade e lealdade nos relacionamentos a exemplo do “Filho” (e isto se aplica a todas as relações interpessoais, quer em amizades ou sociedades, seja lá em que comunidades forem...) e também nos serviços a exemplo do “servo” (e isto se aplica a todas as obras das nossas mãos, quer sejam espirituais, naturais, comerciais, vocacionais, seja lá quais áreas ministeriais forem...).


“Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.” (Deuteronômio 29:9) 

e

“Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” (Apocalipse 2:10) 


Compartilhei minha 24ª semana

Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...