23ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “DISCIPLINA”
Permita-me continuar mais ou menos na mesma linha de raciocínio da semana passada, até porque ainda estou me “organizando” aqui na minha nova morada, com este novo estilo de vida, sob uma nova rotina e tantas coisas novas que estão me renovando e inovando minhas ocupações com os meus mais novos hábitos!
Por isso senti a necessidade de recorrer a esta virtude chamada “disciplina” para me ajudar a estabelecer uma rotina organizada e equilibrada aqui e agora. No entanto, ela sempre foi e será fundamental em qualquer lugar, para todos os momentos e para todas as pessoas... então será proveitosa para você também!
Jesus ensinava e vivia uma vida disciplinada. Parece até redundante dizer isto, mas Jesus chamou seus discípulos para discipulá-los na disciplina completa e perfeita do Reino de Deus, não só no espírito, mas na alma e no corpo! Ela também se estenderia não só na casa de Deus, mas na casa familiar e na casa profissional.
Esta semana também estudamos sobre “intencionalidade” na lição da nossa célula, e agora refletindo sobre disciplina, percebo que para sermos disciplinados, naturalmente teremos também que ser intencionais. Basta imaginar uma pessoa que, ao contrário, segue o famoso slogan “deixa a vida me levar”! Não se programa, não planeja, não organiza... simplesmente deixa acontecer... se der, deu... se não der, valeu! Acorda a hora que quiser... come quanto e quando puder, produz apenas o básico, segue apenas o curso normal sem alcançar seus objetivos justamente por não estabelecer suas metas e nem ajustar seus propósitos!
Acredito que o apóstolo Paulo tanto aprendeu como ensinou sobre disciplina de maneira bem didática e ilustrativa:
“Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.” (2 Timóteo 2:4-7) Neste texto ele compara nossa disciplina com a de um soldado, um atleta e um lavrador, representando perfeitamente a dinâmica da nossa vida diária nas lutas, nos exercícios e no trabalho. Sim, disciplina tem tudo a ver com batalha contínua contra os inimigos que tentam nos impedir de tomar posse do que é nosso por direito atacando-nos com armadilhas que nos destroem e minam nossas forças! Também tem a ver com o treinamento permanente e perseverante de alcançar o condicionamento adequado para suportar e superar os concorrentes adversários da nossa boa performance dentro das regras do jogo da vida! E por fim, tem a ver também com o esforço da labuta constante pelo nosso sustento e sucesso em todos os empreendimentos nos quais dedicamos nossos dons e talentos para sermos recompensados com o penoso fruto do nosso trabalho.
Poderíamos ainda listar tantos outros profissionais ou artistas que disciplinadamente se empenham em tempo integral em busca de resultados maiores e melhores para que seus recordes sejam ultrapassados com a digna excelência de quem realmente merece ser coroado dignamente. Eu e você também estamos correndo para o alvo determinado para nós nos Evangelhos, um alto e sublime padrão que certamente exige de nós muita disciplina para alcança-lo! Então, façamos nossas as sábias palavras e as disciplinadas ações do exemplar apóstolo Paulo:
“E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9:23-27)
Continuo em mudanças, mudanças de hábitos, e espero hábitos mais saudáveis e disciplinados! Afinal, alguém disse também com muita precisão: “Nós somos o que fazemos repetidamente” o que concorda com outra bela frase: “Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter. E cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino.”
Compartilhei minha 23ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário