22ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “ORGANIZAÇÃO”
Como vocês já estão sabendo, nestas duas últimas semanas, eu e minha casa finalmente começamos o processo de organizar nossa mudança de São Paulo para o Guarujá. Um processo de “organização” que parecia estar gerando mais é bagunça que ordem!! Primeiro todos os cômodos da casa precisaram ser desocupados (só aí já levanta aquela poeira e transtorno), “encaixotados” (que trabalho!! tudo fora do lugar e sem lugar para ficar dentro) e transportados (o dia do caminhão!! Agora entendo a expressão “mais perdido que cachorro no dia de mudança”!! Também fiquei perdidinha) para depois... depositar (pra não dizer “largar”) tudo no novo destino! E assim estou nesta semana tentando colocar em ordem o “caos” que ficou desta “arrumação” toda!!! Aff
Isto me fez lembrar como nosso Deus é organizado e como Ele “arrumou” a nossa “casa planetária” em 6 dias quando ela “estava sem forma e vazia” (Gênesis 1:2...) Primeiro Ele “acendeu” a luz... separou uma coisa para um lado (terra) e outra para outro lado (águas) e foi “decorando” o ambiente com flores e plantas, lustres e abajures, bichinhos e hóspedes, além de inúmeros enfeites e efeitos! Detalhe importantíssimo: no 7º dia Ele descansou!!
Diferente do que eu, desequilibradamente, tentei fazer aqui, logo no primeiro dia tentando já colocar TUDO no lugar e aí foi de fato o caos no fim do dia: estresse, enfado e canseira, além de outros “prejuízos”!! Mas ainda bem que aprendi a primeira lição: um dia de cada vez... um pouco a cada dia... devagar e sempre... respeitando os meus limites! Aprendendo com o Criador conforme Isaías 45:18 (confira lá).
Sim, e é este mesmo Deus Criador que colocou o mundo habitável em ordem que também pede que façamos o mesmo com a nossa casa, como instruiu ao rei Ezequias, dizendo: “Ponha a sua casa em ordem...” (Isaías 38:1) E assim estou eu cá aqui fazendo o mesmo, creio que por muito mais que 6 dias... E em um destes dias enquanto trabalhava, eu estava ouvindo uma série de ministrações para mulheres/mães e justo uma delas tinha por título exatamente isto: “Quem vê casa, vê coração”. Nela a preletora provava que a cara da nossa casa mostra muito de nós mesmas, se limpa e organizada ou suja e bagunçada. Entendi que o Senhor estava mesmo confirmando que este também deveria ser o tema muito oportuno desta minha semana, na qual estou vivenciando esta experiência e espero fazer tudo bem feito como a “mulher virtuosa” de Provérbios 31: “Cuida dos negócios da sua casa e não dá lugar à preguiça” (v: 27)
Mas esta virtude que Jesus nos deu se aplica a todas as outras áreas da nossa vida, aliás, Jesus mesmo ensinou a organização em um dos seus eventos mais famoso: A Multiplicação dos Pães! Na ocasião ele deu ordens para que se assentassem em grupos de cem e de cinquenta, mandou servir os pães e os peixes devidamente e ainda ao final pediu que recolhessem as sobras em cestos. Tudo muito bem organizado e limpinho!
Por sua vez, os apóstolos também seguiram o mesmo exemplo aplicando esta ordem às liturgias dos cultos descrita no capítulo 14 de I Coríntios onde ressalto aqui apenas 2 versos principais: “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz.” (v:33) “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.” (v:40) Na verdade, essa organização na casa de Deus e nas suas atividades já era muito bem definida nas instruções de Moisés em seus livros de Levíticos e especialmente em Números, nos quais também Deus ordenara todo o procedimento ordinário para a disposição do acampamento, para a ordem dos exércitos nas batalhas e tantas outras instruções visando o zelo para com todas as coisas sagradas. Dê uma espiadinha em Levíticos 24:4 por exemplo! O modelo prosseguiu com Davi e Salomão organizando os turnos e funções dos levitas também na monarquia com o mesmo zelo pela casa do Pai e também pelos palácios dos reis. Falando em Salomão, um dos muitos provérbios que ele escreveu sobre isso diz: “... mas o justo mantem em ordem o seu caminho.” (21:39) Em outras palavras, mantém a vida em ordem, ou seja, todas as suas coisas são organizadas!
Quero esta virtude em ação na minha vida, atualmente muito mais devido a tantas mudanças... porque como bem conhecemos o aviso em placas onde existe gente trabalhando... eu também levanto minha plaquinha: Desculpe o transtorno... estou em obras, em constante mudança, em contínuas reformas, em permanente processo de organização até que mude de vez para um tempo e um espaço onde não é permitida a entrada, muito menos a permanência, de bagunças e badernas! Sim, lá é meu destino final, porque só lá alcançarei a ordem total! Tô chegando lá!
Compartilhei minha 22ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário