48ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “GRATIDÃO”
E aí, como foi sua semana? Cheia de gratidão? A minha foi! Na verdade, todas as 52 semanas do ano deveriam ser, claro! Mas esta, em especial, teve uma Celebração toda apropriada e dedicada para um Dia de Ações de Graças, o famoso “Thanksgiving Day” em toda 4ª quinta-feira do mês de novembro. Com isso, parecia-me que tudo ao redor estava voltado para o mesmo tema: GRATIDÃO! Eram os devocionais... os louvores... as mensagens e lições... vídeos, áudios... enfim... obviamente que também deixei esta virtude tão fundamental para esta data!
Então, vamos entrar no tema, entrando também “por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com hinos de louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” (Salmos 100:1-5) Este é um dos motivos que nossa liturgia de culto geralmente é iniciada com louvores, de maneira que o povo literalmente vai entrando no templo entoando hinos de gratidão! Aliás, nós entramos na igreja para que “Saiamos ao seu encontro com ações de graças...” (Salmos 95:2) O que quer dizer que minha entrada e minha saída deve ser acompanhada de gratidão! Em toda e qualquer situação, como bem está escrito: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18)
Quando tudo vai bem... é muito fácil agradecer! Quando a mesa está farta e a geladeira abundante, todos querem dar graças pelo alimento! Mas e quando você só tem 5 pães e 2 peixinhos para alimentar uma multidão faminta? Sim, foi este o exemplo que Jesus nos deixou: “Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles” (João 6.11). E os pães se multiplicaram! Note que Jesus não multiplicou primeiro e depois deu as graças repartindo a fartura, não! Ele agradeceu pelo pouco e veio a ter muito! Curioso é que ao fim deste banquete não houve nenhum registro de que alguém tenha agradecido o “lanchinho”! Até fui me certificar e realmente nada! Ingratos?! Talvez esquecidos!?
Por isso que o Salmista faz estas duas advertências, uma para ele e outra para os outros: “Bendiga, minha alma, ao Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios.” (Salmos 103:2) “Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; (...) Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos.” (Salmos 50:22,23) Para nós, a quem o Senhor já mostrou sua tão grande salvação, não é nenhum sacrifício oferecer nossa gratidão... é o mínimo que cada um de nós deve se lembrar!
No entanto, as estatistas revelam que só uma minoria volta para agradecer! De 10, apenas 1... quer ver: “E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” (Lucas 17:15-18) Repare que Jesus não disse: “Magina... o que é isso... não precisa me agradecer... não fiz mais que minha obrigação!!!” O que Ele disse prova que ele espera ser reconhecido e agradecido, tanto pelo que ele faz quanto pelo que nós fazemos! A ordem é “Sejam agradecidos. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:15,17)
Que nenhum de nós sejamos como aqueles que “tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (Romanos 1:21,22) Nenhum discurso é mais sábio e cortês quanto um simples “muito obrigado”! Falamos tantas palavras desnecessárias e negligenciamos tantas vezes um agradecimento tão essencial! Portanto, “não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças.” (Efésios 5:4) Bem melhor!
Então, se você não esbanjou gratidão nesta quinta-feira que passou, tem hoje um sabadão inteirinho para agradecer, especialmente por já estarmos bem neste finalzinho de ano! Lembre-se: não é para esquecer nenhum dos Seus benefícios!!! Só o fato de estarmos vivos, sãos e salvos, já merece um super “Muito brigaduuuuuuu Jesuuuuus!!!”
E quer saber também o que mais? “...não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” (Efésios 1:16)
Compartilhei minha 48ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário