sábado, 4 de dezembro de 2021

49ª SEMANA = “FAMÍLIA”

 49ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “FAMÍLIA”


Entramos já no último mês do ano!!! Como passou rápido! E na próxima quarta-feira temos uma celebração muito importante, o Dia da Família! E se família a gente não escolhe, logo podemos concluir que foi o Pai que deu nossa família! Certamente a família foi um dos maiores motivos da nossa festa de Ações de Graças na última quinta-feira de novembro, bem como será também nos últimos finais de semana de dezembro! Geralmente, nesta época as famílias tem o costume de se reunir e comemorar o Natal e o Ano Novo a roda de mesas fartas agradecendo pelo ano que se foi e compartilhando planos para o ano novo que se aproxima. Talvez este ano possa ser um pouco diferente, dada tantas perdas nas famílias... tantas baixas nas economias para as Ceias e os presentes... dado tantos afastamentos e isolamentos! Eu mesma, provavelmente, passarei apenas com meu maridinho! Meu filho no mestrado em outro país, nossos irmãos e irmãs, cunhadas e cunhados, sobrinhas e sobrinhos, possivelmente todos em férias em outras cidades juntos com a sogra, meus pais já na eternidade... enfim sós! Sós em uma família de dois que já não são mais dois, mas uma só carne! No entanto, nesta festa mais íntima, tenho certeza que nosso Pai Celestial, como sempre, estará presente junto com o Primogênito dentre muitos irmãos desta grande família de Deus. Aliás, Ele é o único que não pode mesmo faltar, Ele é o Dono da festa, o aniversariante do dia: única e exclusivamente JESUS!


Como você pôde notar, descrevemos acima duas famílias distintas que Deus, o Pai, formou para nós, seus filhos! E são delas que iremos comentar hoje aqui, já preparando o clima para as festas, as férias e os finais de semanas com elas!


A primeira delas começou lá no princípio de tudo quando Deus disse: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24) Deus os fez fecundos para multiplicarem-se em outras inúmeras famílias, como as estrelas do céu e como as areias da terra! Com este relato concluímos que família é plano, criação e dádiva de Deus! Assim foi com os patriarcas quando Deus fez a messiânica promessa repetidas vezes para Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra!” (Gênesis 12:3; 18:18; 22:18; 26:4; 28:14)


E assim fomos servidos da bênção do Pai para também abençoar servindo os filhos, servindo nossa família e com nossa família, como bem declarou Josué: “Eu e a minha família serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15)


E o cuidado com os membros da família não parou na antiga Aliança, continuou até hoje e deverá para sempre: “Mas, se uma viúva (esposa de um marido morto) tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a pôr a sua religião em prática, cuidando de sua própria FAMÍLIA e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.” (1 Timóteo 5:4) Na mesma carta ainda, Paulo instrui a Timóteo agora a como também cuidar da família da fé: “Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.” (1 Timóteo 5:1-2)


Assim, somos duplamente abençoados e privilegiados, mas também igualmente responsáveis e zelosos em dobro, com a família natural e a espiritual que o Pai nos concedeu! E melhor ainda quando a natural também faz parte da espiritual, aí é um bolo só de uma grande família onde os membros também receberam a Jesus e “aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13) 


Podemos assim declarar como o próprio Jesus: “’Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’, perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe’.” (Marcos 3:33-35) Você já faz parte comigo desta família?


Em Cristo recebemos “a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: ‘Aba, Pai’. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.” (Gálatas 4:4-7) Justamente por isso temos a cada semana conferido a parte que nos cabe nesta herança enquanto examinamos os termos e as promessas que Jesus nos deu em seu Novo Testamento. Semana que vem ainda tem mais, meu irmão, minha irmã! Restam só mais 3 sábados!! No 4º já estaremos em 2022, se Deus assim permitir!


Compartilhei minha 49ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...