2ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “FÉ”
Perguntando por onde começar e qual seria a primeira virtude da lista de 52 semanas (menos uma que foi a Introdução da semana passada), logo o Espírito Santo me fez lembrar de 1 Coríntios 13:13 que traz a fé como a 1ª a se permanecer:
“Assim, permanecem agora estes três: a FÉ, a esperança e o amor.”
Sim, a menor das palavrinhas, pequena como um grão de mostarda, mas poderosa a ponto de remover montanhas, é uma grande virtude a ser manifestada, porque “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). E embora a fé seja algo abstrato que não se mede, “Jesus, vendo a fé deles...” e a nossa (Mateus 9:2) pode calcular a medida dela, se é pequena fé ou grande fé... se é muita fé ou pouca fé! Isto nos leva a entender que existe uma “medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Romanos 12:3) e que esta “medida” pode (e deve) crescer a medida que o Corpo cresce também! Paulo, apóstolo, tinha esta “esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós...” (2 Coríntios 10:15). Por isso ele podia “dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo...” ( 2 Tessalonicenses 1:3).
E este é então nosso 1º propósito: Não só CRESCER NA FÉ, mas... “Combatendo o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé.” (2 Timóteo 4:7) assim, “Conservando a fé, e a boa consciência, não naufragaremos na fé.” (1 Timóteo 1:19)
Na verdade, a importância da fé talvez esteja ainda mais exposta na famosa declaração de que "o justo viverá pela fé”, proferida por Habacuque (2:4) e várias vezes repetida no Novo Testamento. Passe, pelo menos, toda esta semana pensando o que significa “viver pela fé”, ser “salvo pela fé”, ser “curado e liberto pela fé”, ou seja, a fé é o portal para o cumprimento de toda Palavra de Deus e todo plano e propósito divino nas nossas vidas! Mesmo os mais difíceis e impossíveis, porque “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23). Mesmo os invisíveis e inimagináveis, porque “andamos por fé, e não por vista” (2 Coríntios 5:7). E bem agora se faz pertinente a definição mais clássica de fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” (Hebreus 11:1) Ou bem melhor traduzida na NVT: “A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos.” Não vemos com os olhos do corpo físico, mas com os olhos espirituais do Corpo de Cristo podemos ter a mais nítida e perfeita visão de fé que nos revela o Reino de Deus muito mais real que o mundo natural e concreto que apalpamos no dia a dia.
Outra razão por eu colocar a fé em 1º lugar, é que, somente por meio dela, será possível vivenciar todas as demais que se seguirão semanalmente. Inclusive tudo o mais que já vimos anualmente aqui:
Sem fé, jamais acreditaríamos nos milagres, sinais e maravilhas que JESUS FEZ (2018) bem como sem fé jamais faríamos nós as mesmas obras e ainda maiores!
Sem fé, jamais acreditaríamos nas Palavras que JESUS FALOU (2019) bem como é pela fé que elas se cumprem na nossa vida!
Sem fé, jamais acreditaríamos que JESUS É (2020) quem realmente é, bem como somente pela fé é que podemos nos ver à Sua imagem e semelhança sendo participantes da Sua mesma natureza divina!
Sem fé, jamais acreditaríamos no que JESUS DEU (2021) gratuitamente a nós e que nos apossamos de tudo só por meio da fé!
O autor aos Hebreus confirma esta verdade pela seguinte argumentação: “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.” (Hebreus 4:2) Já pensou constatar que todas as mensagens que ouvimos “de nada nos valeu”? Sim, é só não acrescentarmos a FÉ que a PALAVRA não terá efeito nenhum. Permanecerá “letra morta”, discurso vão!
Mas, em nome de Jesus, isto não pode mais acontecer! É mandamento do próprio Senhor Jesus que “disse-lhes: Tende fé em Deus;” (Marcos 11:22) E se quisermos, ainda podemos pedir como os discípulos: “Acrescenta-nos a fé.” (Lucas 17:5). Lembre-se JESUS DEU já a cada um de nós uma medida de fé, cabe a nós agora aperfeiçoá-la pelas obras, as quais provarão que nossa fé é viva e não morta (Tiago 2:22) seguindo assim o exemplo de Jesus quando disse: “Creiam em mim quando DIGO que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas OBRAS.” (João 14:11) JESUS não só FALOU, mas também FEZ obras de fé!
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17) Ouviu? Leu? Então creia por fé!
Cresçamos no Corpo de Cristo (1), em Fé (2)!
Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:
Postar um comentário