37ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU
✅ “VOCAÇÃO/MISSÃO”
Sabia que Jesus nos deu uma missão? Sim, eu e você somos vocacionados, escolhidos, chamados, capacitados e enviados para cumprir uma missão! A principal delas está em todas as conclusões de cada um dos 4 evangelhos:
Na versão de Mateus: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’.” (28:18-20)
Na objetividade de Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (16:15)
Nos detalhes de Lucas: “E lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas.” (24:46-48)
E na conclusão de João: “Novamente Jesus disse: ‘Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’.” (20:21)
Agora, não pense que só os discípulos foram comissionados para serem “discipuladores”, “pregadores”, “testemunhas” e "enviados" (= apóstolos, mensageiros). O que começou com os 12 quando “Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. Escolheu doze, designando-os como apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa filhos do trovão; André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu...” (Marcos 3:13-19) continuou com muitos outros desde a Igreja primitiva até os nossos dias! Aliás, por estes dias concluo o módulo de Atos dos Apóstolos que estou ministrando para minha classe dando ênfase por 2 meses exatamente neste tema. Inclusive, o tema está tão oportuno para esta semana que, amanhã, 2º domingo de setembro, é celebrado o Dia de Missões Nacionais, na verdade, o mês todo de Setembro é dedicado à esta abordagem!
Então, vamos enfatizar aqui também, mais um pouquinho, alguns textos indispensáveis para esta ocasião:
“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: 'Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!'” (Romanos 10:13-15)
A resposta está com Isaías, quando ele também ouviu perguntas semelhantes: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: ‘A quem enviarei, e quem há de ir por nós?’ Disse eu: ‘eis-me aqui, envia-me a mim’.” (Isaías 6:08)
Eu também correspondi positivamente a este apelo! Entendi que, uma vez alcançada por estas Boas Novas de Salvação, eu não tenho opção, é meu prazeroso e honroso dever cumprir com esta Grande Comissão que Jesus me deu e assumir a minha posição de embaixadora do Reino dos Céus e reconciliar a criatura com o Criador!
“Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5:20) Podemos (e devemos) fazer isso porque “Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança.” (2 Coríntios 3:6) Cada um fazendo a sua parte com seus dons e talentos específicos, como ilustrei na semana passada citando 1 Coríntios 3:6-10, interdependentes uns com os outros. Afinal, “ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:11-13)
Por isso, conscientes desta missão, “rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam.” (Efésios 4:1)
Compartilhei minha 37ª semana
Marina M. Kumruian
Nenhum comentário:
Postar um comentário