sábado, 18 de dezembro de 2021

51ª SEMANA = “EXEMPLO”

 51ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU


✅ “EXEMPLO”


“Porque eu (JESUS) lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também.” (João 13:15)


Ao longo deste ano, vimos até agora, pelo menos, 50 das muitas virtudes que Jesus nos deu! E, de fato, juntamente com todas elas, Ele nos deu o Seu bom exemplo de vida manifestando cada uma delas por toda a Sua jornada.


Bem explicou João, o Batista, justamente referindo-se a Jesus Cristo: “Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu.” (João 3:27) Isto comprova que tudo o que Jesus viveu e nos deu, Ele recebeu do céu, de Seu Pai, para que nos servisse de exemplo, para que aprendêssemos Dele e recebêssemos Dele, e por sua vez, também vivermos a mesma vida, fazer as mesmas obras, manifestando as mesmas virtudes, sob o mesmo poder do mesmo Espírito!


Jesus chegou até mesmo a declarar: “Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim.” (João 17:22,23) Ele nos deu a mesma glória que Ele recebeu do Pai! Simplesmente, o conjunto de todas estas virtudes formam esta glória de Deus, o caráter de Cristo, o exemplo personificado de Jesus em nós!


Embora fragmentamos a cada sábado uma virtude separadamente, isto não quer dizer que Ele nos deu partes isoladas e independentes da Sua glória. Não! Não temos “pedacinhos” de Jesus em nós. Não! Não temos pedacinhos do Fruto do Espírito em nós. Não! Temos a Sua plenitude!! Estudamos separadamente apenas para facilitar o ensino didático e por limitações de tempo e espaço, mas na realidade, o exemplo, o padrão que Ele nos deixou para seguir é completo!


“Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.” (Colossenses 2:9,10) Isto merece um Uauuuu!!! Pode ler de novo este versículo, pausada e atentamente, preferencialmente de maneira já personificada? Em Cristo habita toda a plenitude de Deus, e, por eu estar nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, eu recebi esta plenitude. Associe agora este texto ao de João 17 e teremos algo assim: Deus está pleno em Jesus, Jesus está completo em nós, logo, nós, eu e você, estamos plenamente completos das virtudes do caráter glorioso de Deus!!! Isto merece outro Uauuuu!!!


Não é que eu tenho alegria um dia... poder no outro... um pouco de justiça de vez em quando... mas não possuo nada de sabedoria... tenho falta de paz algumas vezes... Não!! Se eu tenho Jesus em mim com toda a plenitude de Deus, eu tenho tudo Dele, todas as suas qualidades, vivendo o exemplo do padrão que Ele me deixou! Se isto não está sendo vivido, provado e comprovado... não é porque Ele não deu, muito provavelmente seja porque eu não recebi pela fé, não tomei posse por incredulidade! Mas que Ele me deu eu não posso ter dúvida, discorremos sobre isso o ano todo!


Quando eu afirmo que o meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as minhas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Filipenses 4:19) eu também devo crer que está se referindo as minhas necessidades de virtudes, de qualidades de caráter que se manifestam em boas obras, as quais, por sua vez deixam bons exemplos. Confira a Palavra: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10) Em outras palavras, “para que andássemos seguindo o exemplo de Jesus”.


Para tanto, o conselho de Paulo também serve para nós: “seja um exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, no amor, na fé, na pureza.” (1 Timóteo 4:12) Idem para Tito: “Você mesmo deve ser exemplo da prática de boas obras. Tudo que fizer deve refletir a integridade e a seriedade de seu ensino.” (2:7) Assim como Jesus nos deu o Seu exemplo, assim também agora nós devemos deixar nossa conduta virtuosa como exemplo para outros!! O propósito destes estudos semanais não foi o de colecionar teoria e nem palavrinhas bonitas em uma caixinha de joias bem trancada e escondida. Não!! Devemos nos revestir destas joias caras e raras fazendo-as brilhar o bom exemplo de Cristo em nós, a Sua plenitude divina, o Seu perfeito caráter, completo e maduro! Portanto: “Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo” (Efésios 5:2) O próprio Paulo podia recomendar que seguissem o seu exemplo porque ele seguia o de Cristo. (1 Coríntios 11:1)


Que possamos declarar juntos as mesmas palavras do Salmista: “Minha vida é exemplo para muitos...” (Salmos 71:7)


Compartilhei minha 51ª semana


Marina M. Kumruian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

52ª SEMANA = “JESUS”

 52ª SEMANA DE 2021 = JESUS DEU ✅ “JESUS” Enfim... chegamos no último sábado do ano... nesta última semana do mês... completando hoje nos...